Outra boa iniciativa do Legislativo de Murutinga do Sul visando ajudar o município no enfrentamento do Covid-19, partiu da professora e também vereadora Meires Helena Assis, do PR.
Ela propõe que a Secretaria de Educação de Murutinga distribua entre as famílias dos alunos mais carentes das escolas municipais, os alimentos adquiridos previamente para produção da merenda escolar.
Segundo o relato da vereadora Meires, estes alimentos estão armazenados nas escolas “Bim Storti” e “Padre Anchieta”. Importante frisar que, como as compras são realizadas previamente pela Prefeitura, vários destes itens se encontram estocados desde algum tempo antes do início do recesso escolar obrigatório (incluso entre as medidas adotadas em todo o país para promover o isolamento social e impedir o avanço do Covid-19).
“Muitos destes itens são perecíveis e possuem prazo de validade curto. Se permanecerem nos estoques, correm o risco de se tornarem impróprios para o consumo e terem de ser descartados, gerando um prejuízo significativo para os cofres públicos”, argumenta a autora da proposta.
Mas a preocupação de Meires não é simplesmente com a economia do dinheiro público. A medida sugerida por ela também tem a finalidade social de amparar as famílias economicamente mais vulneráveis durante este período de isolamento social.
“Todos nós sabemos que a Merenda Escolar representa papel fundamental na alimentação equilibrada de muitas crianças cuja renda familiar é mínima. Isso, quando a merenda não é a única refeição realmente saudável que algumas crianças possuem durante todo o dia. Como estamos sem aulas, nada mais justo do que distribuir os alimentos já adquiridos para esta finalidade, reforçando assim, a alimentação destas famílias”, ponderou Meires.
O Requerimento nº 03/20, apresentado por ela nesta semana, recebeu apoio unânime de seus companheiros no plenário. Agora, a proposta está sendo analisada pela Secretaria de Educação do Município que deve se manifestar sobre o pedido nos próximos dias.
Chama no Whats