A secretária de Saúde de Castilho, Janini Nascimento, informou agora a pouco em entrevista ao JPN – JORNAL PORTAL DE NOTÍCIAS, que a maioria dos profissionais de Saúde que trabalham na rede privada (farmácias, clínicas, centros odontológicos e laboratórios), atenderam à convocação para comparecer à EMEI “PARQUINHO” para serem imunizados contra a Gripe Influenza.
Mesmo assim, ainda restam poucos destes profissionais privados a serem vacinados, já que todos na área de Saúde pública do município foram vacinados logo nos primeiros dias da Campanha. O prazo para eles receberem a dose da vacina terminou às 15h de hoje, dia 15.
SURPRESA
Janini revelou à nossa reportagem que um fato curioso chamou a atenção dela durante esta quarta-feira.
“Os professores vieram em massa, mas de forma organizada, cumprir a sua parte na Campanha Nacional. Todos nós envolvidos na vacinação ficamos impressionados e destacamos a importância desta participação coletiva que serve de exemplo para todos os grupos”, afirmou a secretária.
ETAPAS SEGUINTES
Embora o grupo tenha se antecipado (a parte deles começa somente amanhã, dia 16), Janini garantiu que isso não prejudica em nada o andamento da Campanha, já que o município já ultrapassou a meta mínima fixada pelo Ministério da Saúde.
Ainda assim, ela lembrou que nesta segunda etapa, além dos professores de escolas públicas e privadas, também entram as pessoas com comorbidades (doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente de idade). Neste último caso, os pacientes devem apresentar atestado confirmando serem portadores da doença. Esta etapa termina no dia 08 de maio.
E AS CRIANÇAS?
Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o PNI distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra.
Por isso, a partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, e pessoas com deficiência. A campanha seguirá até o dia 22 de maio.
Chama no Whats