O prefeito do Município de Interesse Turístico de Itapura, Fábio Dourado, anunciou esta semana a concessão de tratores e implementos agrícolas para auxiliar os produtores rurais do município na preparação do solo visando a próxima safra.
“Essas medidas de isolamento social estabelecidas a partir das orientações do Ministério da Saúde, fatalmente vão provocar uma queda considerável na atividade econômica e, consequente, redução da renda das famílias”, explicou o prefeito para justificar a medida.
O auxílio já foi aprovado pela Câmara através da Lei Municipal n° 2351, publicada no último dia 23 de abril, autorizando a Prefeitura a prestar apoio aos produtores rurais, assentados e pequenos produtores de Itapura, visando garantir a produção agrícola essencial à subsistência da população e evitando possível desabastecimento.
COMO SERÁ A AJUDA
O auxílio anunciado ocorrerá numa etapa fundamental da produção: o preparo do solo, que inclui basicamente a aração e gradagem da terra. Para isso, Itapura está fornecendo trator abastecido com o combustível necessário e também um tratorista que trabalhará nas propriedades por cerca de 1h30min para cada Requerimento de Serviço apresentado pelos produtores.
A execução do trabalho durante este período deverá seguir rigorosamente todas as medidas de higiene pública e demais exigências constantes nos mais recentes Decretos Federal, Estadual e Municipal que tratam sobre o enfrentamento ao COVID-19.
“Este ‘socorro’ aos produtores será mantido enquanto a situação de pandemia se arrastar pelo país. Destacamos que este benefício se torna necessário no sentido de garantir a produção de gêneros alimentícios no período da pandemia”, destacou o prefeito Fábio Dourado.
Tanto o controle das propriedades (imóveis) que serão beneficiadas quanto dos gastos empreendidos em cada uma delas ficará a cargo do Setor Agrícola do Município.
Todas as despesas decorrentes desta iniciativa serão pagas com o próprio Orçamento da Prefeitura.
Chama no Whats