A assessoria de imprensa da Prefeitura de Suzanápolis divulgou ontem (terça-feira, 05) que iniciará dentro dos próximos dias a segunda etapa do programa de entrega de máscaras de tecido para a população suzanapolense.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, a ideia é conscientizar as pessoas sobre o distanciamento social e também a necessidade do uso de máscaras para prevenir a disseminação do coronavírus. Importante salientar que, a partir de amanhã, dia 07, está proibido sair de casa sem o uso de máscaras em qualquer cidade do Estado de São Paulo.
A exemplo da primeira etapa, agentes de saúde, servidores municipais e voluntários também participarão das entregas de máscaras que já estão sendo confeccionadas para atender a demanda da próxima rodada.
A Prefeitura do município informou em Nota à Imprensa que já produziu, por meio de uma empresa local, cerca de 1.300 máscaras que foram entregues em ações educativas promovidas numa parceria com a TV Tem. Servidores públicos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e grupos de riscos como os idosos, por exemplo, estão entre o público-alvo desta iniciativa conjunta.
ESTRATÉGIA
Ainda segundo a Nota divulgada, já que o novo Decreto do Governador João Doria torna obrigatório o uso de máscaras em qualquer tipo de deslocamento pelo município, quer a pessoa apresente ou não sintomas do coronavírus, a Administração decidiu realizar esta segunda etapa de entregas para toda população do município, residentes em bairros da cidade, sítios e fazendas, além do Patrimônio São Jorge.
“O uso das máscaras é fundamental para evitar o contágio do coronavírus. Portanto, vamos entregar máscaras de tecido para toda população”, assinala o prefeito Valter.
As máscaras encomendadas pela Prefeitura de Suzanápolis são feitas de tecido em tricoline e elanca, com varias cores e também são reutilizáveis. Portanto, elas podem ser lavadas em solução com água e sabão. Todas acompanham um manual de orientação contendo recomendação de higiene para que a população possa saber como utilizá-las corretamente neste momento de pandemia.
CUIDADOS ESSENCIAIS
A Secretaria de Saúde do município destaca que estas máscaras de pano poderão ser utilizadas por até 2h e, no máximo, 3 horas, quando o usuário estiver na rua.
“Após chegar em casa, ele deverá lavar a máscara com água e sabão; estando seca, será importante passá-la com ferro quente. Desta forma, o acessório preventivo estará adequado para ser utilizado novamente”, destaca a Nota à Imprensa.
A Secretaria Municipal de Assistência Social ressalta a importância da entrega das máscaras para a população:
“A utilização é indicada pelo Ministério da Saúde e agora passa a ser obrigatória no Estado de São Paulo. Para reforçar a medida e cuidar do cidadão suzanapolense, vamos realizar a distribuição de máscaras de pano à população, a partir dos próximos dias. Nossas costureiras estão fazendo a confecção com muito carinho”.
A logística de distribuição das máscaras, ou seja, o cronograma com local, data e horário para entrega, será divulgado nos canais oficiais da prefeitura nos próximos dias, por meio da Assessoria de Comunicação e Imprensa.
Chama no Whats