Como parte da campanha do Maio Amarelo 2020, o DER lançou na última sexta-feira (15) um filtro interativo no Instagram que faz alertas importantes para a população. Seguindo o tema “Não feche os olhos para a sua segurança”, o filtro funciona com um quiz alternando frases que reforçam a importância de se respeitar as leis de trânsito.
Para usar, basta seguir o perfil oficial do DER no aplicativo (@_dersp) e clicar no recurso. De maneira divertida, o filtro permite que os usuários escolham mensagens já conhecidas dos motoristas, como: redobre a atenção na chuva, não use o celular ao dirigir, respeite as leis de trânsito, respeite o limite de velocidade, se beber não dirija, entre outras.
Por causa da pandemia, e do momento especial que estamos vivendo, a campanha do Maio Amarelo deste ano está toda na internet. Promovida pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes, é feita por publicações educativas nas redes sociais e mensagens relativas ao tema nos painéis eletrônicos espalhados pelas rodovias paulistas.
“Neste ano, quando milhares de pessoas estão sendo atingidas pela Covid-19, o tema da segurança no trânsito tornou-se ainda mais urgente. Menos acidentes significam menos leitos hospitalares ocupados, por este motivo, alertamos para a importância da conscientização da população em relação à segurança viária”, destaca João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.
A segurança viária é uma das prioridades do Governo de São Paulo. Por meio do programa Respeito à Vida (www.respeitoavida.sp.gov.br), mobiliza dez secretarias de Estado, Prefeituras e sociedade civil para a realização de projetos com foco na redução de fatalidades de trânsito.
Uma das inovações é o Infosiga SP, primeiro sistema do Brasil a publicar mensalmente estatísticas sobre acidentes no Estado. As informações são a base para quase 9 mil projetos em andamento que incluem obras em vias urbanas e rodovias, além de ações educativas e de fiscalização.
Atualmente, 304 cidades são parceiras do programa, e R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas do Detran.SP beneficiam 96% da população. O resultado dessa mobilização foi uma queda considerável nas fatalidades de trânsito no Estado. Em 2019, os índices recuaram 16% na comparação com 2015, início da série histórica do Infosiga SP.
Acompanhe as redes sociais da SLT:
Chama no Whats