Quem saiu de qualquer parte do país com destino a Itapura com o objetivo de curtir o feriado prolongado pelo Governador paulista João Doria neste final de semana, teve uma surpresa antes mesmo de entrar na cidade.
Acatando recomendação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, a Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Itapura, determinou a RETOMADA da barreira sanitária na cidade como forma de cumprimento do Decreto Municipal, bem como para prevenir a transmissão e propagação do Coronavírus.
A ação é uma resposta do prefeito Fábio Dourado ao “feriadão” criado na capital e grande São Paulo, que pode provocar uma “migração” de turistas para o interior.
“Ninguém será impedido de entrar em Itapura! Porém, na barreira, todos serão abordados, principalmente turistas, onde serão coletados dados pessoais, o destino [local onde ficarão], feita a aferição da temperatura e orientados sobre o uso obrigatório da máscara enquanto estiverem na cidade”, afirmou Fábio Dourado em Nota divulgada neste final de semana.
A ação está concentrada na entrada da cidade. De caráter educativo, as abordagens na barreira sanitária têm como função identificar se as pessoas em deslocamento apresentam sintomas da Covid-19, ação essa que é muito importante para orientação dos viajantes em relação ao que o decreto estabelece, principalmente no que tange ao isolamento social de 14 dias.
Caso alguém apresente alteração na temperatura ou um quadro dos sintomas após abordagem nas barreiras, será orientado a ir até o Pronto Socorro do Hospital Regional de Ilha Solteira. A barreira é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária Municipal em conjunto com servidores remanejados de outras secretarias.
“É essa união que dá condições para que o trabalho de enfrentamento ao Covid-19 seja, de fato, efetivo. Juntos conseguiremos proteger a nossa população”, pontua a Nota divulgada neste final de semana.
Chama no Whats