Fátima anuncia estudo visando melhoria na referência salarial do funcionalismo público
- 30 de maio de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesDireito do Trabalhador
- 0
O relacionamento da prefeita castilhense Fátima Nascimento com o funcionalismo público municipal nos últimos anos é um dos mais positivos já registrados até hoje na história do município.
Agora, pouco após repor as perdas salariais do funcionalismo público municipal seguindo os índices oficiais, aumentar substancialmente o valor do Vale Alimentação, conceder auxílio extra aos Brigadistas e promover nesta semana importantes alterações nas referências salariais de outras 04 categorias profissionais, Fátima anunciou na tarde de ontem (sexta-feira, 29) mais uma boa notícia para quem presta serviços relevantes à população ocupando algum cargo público.
De acordo com o relato da Assessoria de Comunicação do Município, Fátima tem se reunido com representantes do Sindicato dos Funcionários Públicos municipais para debater ajustes nas referências salariais.
Cobrada pelo presidente da categoria, Benedito Alves Santana – o Ditão, e pelo advogado Fernando Teixeira, Fátima Nascimento não fugiu à sua responsabilidade com os servidores municipais, assumindo o compromisso de iniciar estudos neste sentido:
“Hoje temos mais de 800 funcionários. Não consigo – de um dia para o outro, mudar a referência de todos sem antes fazer um estudo completo do impacto financeiro que isso causaria na folha de pagamento”, disse ela, destacando a importância desta análise para contemplar todos de forma igualitária e sem comprometer o Orçamento do Município.
O tom ponderado e prudente de Fátima agradou os sindicalistas que reconhecem o fato de Castilho figurar entre os poucos municípios paulistas que ainda não tiveram seus Orçamentos ameaçados por manterem a máquina administrativa “inchada”, o que fatalmente compromete a manutenção de outros compromissos e investimentos necessários.
“O que o sindicato quer é que haja realmente isso. Uma alteração na referência de todos servidores”, disse Fernando Teixeira. “Mas nós reconhecemos e agradecemos tudo que a senhora tem feito para nós. Todos nossos pedidos foram atendidos dentro do que era possível atender. Não temos do que reclamar”, completou.
O estudo deste impacto financeiro nas contas públicas já foi solicitado por Fátima à sua equipe técnica e deve ser apresentado ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Castilho assim que for concluído. Caso exista a possibilidade de promover os ajustes reivindicados e os sindicalistas aprovem a proposta, Fátima ainda terá que submeter o pedido à aprovação da Câmara.
CONQUISTAS – No decorrer da reunião, Fátima relembrou algumas das medidas adotadas em seu Governo para o bem estar do funcionalismo público. Entre 2017 e 2020 foram concedidos 11,62% de reajuste salarial, sempre dentro da inflação. Já no Vale Alimentação, o aumento foi igualmente significativo, saltando do patamar anterior de R$ 455,00 (início da gestão) para os atuais R$ 640,00/mês.
Nesse período também foi instituído o PDV (Programa de Demissão Voluntária), gratificação aos motoristas do transporte escolar, auxílio transporte aos servidores que atuam nas escolas rurais, reajuste aos professores conforme o Piso Nacional, reajuste a todos agentes comunitários e de vetor também conforme o Piso Nacional, pagamento de vale alimentação para servidores afastados pelo INSS por doenças crônicas, gratificação aos brigadistas municipais, taxa de isenção para inscrição em concurso e processos seletivos.