Veja como é fácil solicitar Carteira de Trabalho, CPF e até mesmo CNH digital
- 4 de junho de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AcessibilidadeBrasilDestaquesInformática e Tecnologia
- 0
O CTPS (Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social) é o documento que vai registrar a vida profissional de qualquer trabalhador e assegurar os direitos trabalhistas determinados pela lei. Atualmente, com a pandemia do Covid-19, realizar qualquer trâmite em órgãos públicos se tornou algo difícil de ser resolvido.
Porém, a carteira de trabalho pode ser emitida de maneira prioritária e no formato digital, lembrando que qualquer pessoa inscrita no Cadastro de Pessoa Física – CPF poderá usar o serviço. A carteira de trabalho digital substitui o documento em papel sem nenhuma restrição.
Para baixá-la, basta acessar o link https://apps.apple.com/br/app/carteira-de-trabalho-digital/id1295257499, caso seu aparelho seja um iPhohne ou iPad. Se o aparelho for Android, o endereço eletrônico é: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR.
CPF também
Além da Carteira de Trabalho Digital, também é possível tirar o CPF de maneira online – CPF Digital. A Receita Federal lançou a versão digital e o aplicativo já está disponível para os usuários. A app foi desenvolvida pelo Serpro, que também oferece um Chatbot para ajudar o usuário que tiver qualquer dificuldade no processo de solicitação.
O CPF Digital facilita o dia a dia dos usuários, seja na declaração do imposto de renda, abrir uma conta no banco ou solicitar auxílio emergencial, por exemplo. O aplicativo está disponível para ser baixado nas lojas Google Play (Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.cpf_digital&hl=pt_BR) e App Store (dispositivos com sistema iOS: https://apps.apple.com/br/app/cpf-digital/id1503075389).
No momento, só quem possui CNH poderá usar o CPF Digital, pois o app requer identificação biométrica. Se você não tiver carteira de motorista, verá esta mensagem de erro: “validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil”.
Habilitação
A CNH ainda é necessária, como prevê o Código de Trânsito, por isso também foi integrada ao CPF Digital. Mas, pela lei, ao abordar o cidadão, toda autoridade de trânsito é obrigada a aceitar a versão digital do documento.
A versão digital do documento já é aceita em todas as unidades da federação, basta ser autenticada por meio de um código QR.
Sobretudo, somente os cidadãos que possuem versão mais recente do documento, conseguirão baixar e utilizar a versão digital, já que apenas a partir de maio de 2017 as carteiras de motoristas foram emitidas com QR Code.
Vale ressaltar que a adesão não é obrigatória.
Confira abaixo o passo a passo para utilizar a CNH Digital.
- Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS (https://apps.apple.com/br/app/carteira-digital-de-tr%C3%A2nsito/id1275057217) e Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.serpro.cnhe&hl=pt_BR).
- Ao abrir o aplicativo, você precisará de um cadastro de usuário junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
- Preencha o CPF e clique em “Continuar”. Depois insira os dados pedidos no formulário, como nome, data de nascimento, e-mail e senha escolhida.
- Será enviado um link de validação da conta para o e-mail cadastrado. Clique no link.
- Agora é preciso validar os dados da CNH digital no aplicativo
- Para validar os dados da CNH digital, o aplicativo oferece três opções: biometria; com certificado digital; sem certificado digital.
6.1. O usuário pode tentar fazer a validação por meio do próprio celular, através de reconhecimento facial.
6.1.1. Clique no ícone verde com um “+” para incluir um documento digital de trânsito.
6.1.2. Clique em CNH digital, depois em “validação pelo celular” e, em seguida, no botão “validar pelo celular”.
6.1.3. Insira o CEP do endereço informado quando sua CNH foi emitida ou renovada e clique em “avançar”.
6.1.4. Siga as instruções para que o aplicativo leia o QR Code impresso em sua CNH. Serão cinco tentativas de realizar o procedimento.
6.1.5. Siga as instruções para realizar o reconhecimento facial. Serão 10 tentativas. Caso não seja possível concluir o procedimento com sucesso, o usuário deverá realizar a validação dos dados da CNH via certificado digital ou indo presencialmente a Detran de sua unidade federativa.
6.2. O usuário que já tiver um certificado digital, pode proceder a validação dos dados de sua CNH digital diretamente no site da Denatran.
6.2.1. Clique no ícone verde com um “+” para incluir um documento digital de trânsito.
6.2.2. Clique em CNH digital, depois em “Possuindo certificado digital”.
6.2.3. No navegador do celular ou do computador, acesse o portal de serviços do Denatran.
6.2.4. Para realizar o login com seu certificado digital, clique o no ícone para tal. Após isso, verifique se o seu nome do usuário aparece em destaque no canto direito da página.
6.2.5. Clique em “Meus Dados”, preencha o formulário e clique no botão “Alterar”.
6.2.6. Para concluir a ativação, clique em “CNH Digital – Ativação”, e depois clique no botão “Ativar”.
6.3. Quem não tiver o certificado digital e não conseguir fazer o procedimento de reconhecimento facial pelo aplicativo deve se dirigir ao Detran local para fazer a validação dos dados da CNH digital presencialmente.
- Após a validação dos dados da CNH digital, o usuário deve inserir o documento no aplicativo.
7.1. Clique no ícone verde com um “+” para incluir um documento digital de trânsito.
7.2. Clique em CNH digital, em seguida insira o número de sua CNH.
7.3. Insira o código de segurança da CNH, que vem impresso no documento.
7.4. Após a conferência, clique no botão “OK” e, em seguida, em “Baixar CNH”.
7.5. O aplicativo irá pedir a criação de uma chave de acesso, um PIN de quatro números a ser utilizado para acessar o documento. Conclua o cadastro do PIN.
- Se você já tiver validade os dados de sua CNH por meio de certificado digital, ao clicar em CNH digital, o aplicativo seguirá direto para o cadastro do PIN.
- Após o cadastro do PIN, a sua CNH digital constará na tela inicial do aplicativo CNH digital. Para acessá-la, bastar clicar em cima do ícone que leva ao documento e inserir o PIN. A imagem de sua CNH, frente e verso, estará disponível para conferência, com a mesma validade do documento original em papel.
Vale lembrar que quem for abordado e não tiver o documento em papel nem no celular incorre em infração leve, sujeito a multa de R$ 88,38, e o veículo fica retido até que alguém com documento vá buscá-lo.