As Secretaria de Saúde e de Finanças da Estância Turística de Pereira Barreto estiveram neste final de semana intensificando a fiscalização para verificar o atendimento das normas estabelecidas para combater a pandemia do Covid-19 no município. A exemplo das mobilizações anteriormente divulgadas por nossa reportagem, a blitz também contou com o importante apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A ação objetivou verificar se as pessoas estão atendendo ao Decreto Municipal Nº 5.392, que determina o uso obrigatório de máscaras em todos os locais, além do Decreto Municipal Nº 5.394, que estabelece medidas de prevenção ao enfrentamento do Covid-19 e critérios de flexibilização de todo o comércio.
No processo, foram fiscalizados todos os comércios que estavam abertos, inclusive hotéis, pousadas e ranchos, bem como o atendimento de algumas denúncias referente à aglomeração de jovens e crianças em quadras e campos de futebol.
Houve também abordagem de pessoas que transitavam pelas ruas da cidade sem o uso de máscaras.
Paralelamente, foram realizadas ações educativas e de orientação e, em alguns casos, houve a necessidade de adoção de medidas coercitivas.
A fiscalização relatou que se fez necessária a responsabilidade de pais ou responsáveis para não deixar as crianças e os jovens nas ruas e em espaços com aglomeração de pessoas, objetivando contribuir com a prevenção do novo coronavírus.
Participaram da ação: fiscais da Vigilância Sanitária, fiscais de Obras e Posturas, acompanhados pelo efetivo de viaturas da Polícia Militar. A previsão é que este tipo de trabalho continue a ser realizado até o término das medidas de contenção.
Chama no Whats