A Prefeitura de Ilha Solteira divulgou nesta terça-feira (16) que irá desativar o “Pronto Atendimento da Gripe”, ação pioneira criada para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus (COVID-19). O local deixará de atender o público já nesta sexta-feira, dia 19.
O espaço, que funciona no antigo prédio da Secretaria de Educação (na Alameda Rio de Janeiro), foi preparado em tempo recorde pela Prefeitura, logo no início da pandemia. O objetivo principal foi concentrar o atendimento de pessoas com sintomas gripais, evitando que elas procurassem unidades de saúde e o pronto-socorro, reduzindo assim as chances de contaminação de outros pacientes.
Mas, se no começo o movimento foi grande, ele caiu drasticamente ao longo das últimas semanas. Semana passada, por exemplo, passaram pelo local entre cinco e oito pessoas/dia, segundo informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura.
A rede municipal de saúde, principalmente com a ampliação do horário de atendimento das unidades de Saúde da Família (que agora funcionam até às 19h00) consegue atender a demanda.
Todas, assim como o Hospital Regional, possuem protocolo específico para atendimento de pessoas com sintomas gripais, sem prejuízo para os demais pacientes.
“Se necessário, o ‘P.A. da Gripe’ voltará a ser aberto, já que a estrutura permanecerá montada até o fim da pandemia”, finalizou o prefeito Otávio Gomes.
Chama no Whats