Secretário de Saúde Mario Henrique Machado destaca conquistas e avanços da Saúde na Administração Fátima Nascimento
- 17 de junho de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoDestaquesPolíticaSaude e Bem EstarSem categoria
- 0
Há dois meses o sanitarista Mario Henrique Machado foi nomeado, pela prefeita Fátima Nascimento, como novo Secretário de Saúde, cargo esse criado nesta Administração já que, em Castilho, um dos setores mais importantes, não passava de uma divisão. Com a criação desta Pasta e a autonomia de trabalho, o setor sofreu visíveis alterações e altíssimos investimentos nos últimos três anos. Em uma entrevista exclusiva ao Jornal Portal de Notícias, o Secretário Mario Henrique destacou alguns, dos vários pontos em que houve investimentos para melhorias, por exemplo, aquisição de novos veículos que auxiliam no transporte de pacientes “já que 90% dos tratamentos não são feitos na cidade”, como explicou Mario Henrique que já foi responsável pela Pasta de Saúde também nas cidades de Tabarai e Regente Feijó, ambas no Estado de São Paulo.
“Acredito que terminar as obras que foram iniciadas em outras gestões tenha sido um passo de extrema importância, depois da criação da Secretaria de Saúde. Quando se tem uma Pasta independente, que consegue gerir os próprios recursos, os investimentos em melhorias ficam muito mais fáceis e se tornam mais eficientes. Castilho é uma cidade que, apesar de seu porte, possui capacidade de investir e investir muito bem nesta área”, comentou o responsável lembrando que nesta Gestão, quatro Unidades Básicas de Saúde foram concluídas e apenas uma aguarda ser inaugurada.
Setores como o de “Saúde Mental”, a criação de uma “Ala Rosa” no Hospital José Fortuna entre outros projetos específicos foram elaborados para melhorar o atendimento ao munícipe. “Temos inúmeros projetos e programas que podem ser usufruídos pelo castilhense; cada um destes programas resulta em valores que são revertidos para a cidade e com esses valores os investimentos aumentam, é uma roda que vai girando sempre em direção ao benefício da população.
VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
“Uma das brigas que nós assumimos recentemente foi pelo direito do Agente Comunitário de Saúde de receber o pagamento de insalubridade. Há algum tempo atrás, alguns destes profissionais conquistaram esse direito na Justiça. Então, nós tínhamos parte do nosso quadro recebendo esse direito e outra parte sem receber; por algum motivo os técnicos responsáveis não deram esse direito anteriormente, mas nós entramos nessa disputa em prol do nosso colaborador e conquistamos esse direito. Hoje, todos os nossos agentes recebem 20% pela insalubridade”, comemora Mario.
Em muitas Administrações, o profissional concursado, tem a chance de crescimento dentro de seu setor, mas até pouco tempo atrás, os profissionais da Saúde não tinham esse direito em Castilho. “Era muito difícil ver qualquer concursado assumindo um cargo de comissão, mesmo porque não havia essa brecha no estatuto da Administração, mas depois que passamos a ter essa autonomia para trabalhar, conseguimos não somente nomeá-los, mas valorizar estes profissionais. Ao invés de simplesmente contratar outras pessoas, colocamos em cargos estratégicos, gente daqui, que conhece nossa realidade e sabe lidar com as situações porque vivencia essas experiências dia a dia”, explicou.
INVESTIMENTOS NO COMBATE A COVID-19
Castilho conseguiu reabrir, mesmo que parcialmente, o comércio para que a economia da cidade não seja mais tão afetada e isso se deve ao trabalho realizado pela Secretaria de Saúde junto ao Comitê de Enfrentamento da Covid-19. “Investimos muito tempo e recursos no combate ao vírus. Temos uma barreira sanitária funcionando todos os dias incluindo finais de semana e feriados em um turno de 12 horas (das 07h às 19h), além de barreiras administrativas que, por enquanto, funcionam nas repartições de maior fluxo que são o Paço Municipal e a Secretaria de Saúde, mas vamos expandir também para o CRAS, CREAS e Fundo Social”, destacou Mario Henrique. De acordo com ele, esse sistema tem funcionado muito bem, aliado o trabalho de desinfecção de ruas e calçadas e prédios públicos que acontece semanalmente.
Além dos investimentos em tempo e estratégias, também foram feitos investimentos financeiros, como, a criação de uma Ala no Hospital para atendimento exclusivo à pessoas que estejam com sintomas do Coronavírus e diagnosticadas com a Covid-19. “Investimos cerca de R$600 mil com a criação desta nova ala, com capacidade de atendimento para três cenários diferentes. Em último caso, a pessoa é colocada em um respirador e levada até a nossa parceria, a Santa Casa de Andradina, onde temos cinco leitos de UTI. Aqui, além destes 600 mil reais, também estamos investindo em melhorias no suporte ao José Fortuna, nós já temos um respirador e estamos comprando mais um; além disso, estamos comprando cinco oximetros de mesa, três bombas de infusão, um monitor cardíaco, uma reveladora de Raio-X e um eletrocardiograma”, disse.
Outra ação que diferencia Castilho de outros municípios é a testagem da população. “Começamos com todos os funcionários da saúde, e agora vamos testar os profissionais de segurança da cidade (policiais militares, civis, bombeiros, policiais rodoviários e a polícia ambiental) e logo em seguida, vamos expandir para outros setores até que tenhamos testado toda a cidade. Nós devemos ser uma das pouquíssimas cidades que tem feito isso, nós recebemos do Governo do Estado uma quantidade de teste e investimos mais 30 mil reais para que pudéssemos ter um suporte maior na testagem da população; isso nos proporcionou reabrir, mesmo que de maneira moderada e com regras rígidas, o comércio local, fazendo com que a economia da cidade não seja ainda mais afetada.
O FUTURO
Falando ainda desta Gestão, dos projetos que ainda estão em pauta e que, de acordo com o Secretário de Saúde, está tendo total empenho da Prefeita Fátima Nascimento, é devolver à cidade o nascimento de seus filhos. “Nós estamo lutando para que possamos ter nossas crianças nascendo aqui novamente. Queremos acompanhar, planejar e realizar partos na cidade, não somente emergenciais, mas os agendados, sejam cesarianas ou normais. Além disso, também queremos dar suporte para que possamos realizar cirurgias de pequena e média complexidade na cidade. Esses são pontos que estamos lutando para devolver e trazer à cidade”, finalizou o Secretário de Saúde, Mario Henrique Machado.
Da Redação