A Secretaria Municipal de Assistência Social da Estância Turística de Pereira Barreto, deu início neste mês de junho ao Programa CRIANÇA FELIZ, uma ação do Governo Federal com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Atualmente, o programa já atende 41 crianças no município. As ações do Programa estão sendo desenvolvidas por profissionais da própria Secretaria Municipal de Assistência Social.
A equipe é composta por uma supervisora e cinco visitadores, que serão os responsáveis por levar conhecimento e informações para promover o desenvolvimento infantil e os cuidados com as crianças.
QUEM PODE FAZER PARTE
São públicos prioritários no atendimento ao programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias inscritas no Cadastro Único dos Programas Sociais – CADÚnico; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.
Devido à pandemia do novo coronavírus, as inscrições das famílias beneficiadas estão sendo realizadas através do contado telefônico. Para informações ligue no (18) 3704-3110 ou envie mensagem de WhatsApp para o número: (18) 99725-8457.
COMO FUNCIONA
Além de promover o desenvolvimento humano apoiando e acompanhando o desenvolvimento na primeira infância, o Criança Feliz apóia a gestante e sua família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.
Outro papel importante da equipe é colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação destas crianças.
A abrangência do programa inclui ainda a mediação do acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem.
[Nota da Redação: A foto nesta reportagem é ilustrativa]
Chama no Whats