A Vigilância Epidemiológica e o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 de Castilho divulgaram no final da tarde de hoje (segunda-feira, 06), o terceiro Boletim oficial em apenas 08 dias, relatando o balanço da doença no município.
Embora o número de casos positivos permaneça inalterado desde a última sexta-feira, 03, (mantidos os 28 anteriores), um dos pontos positivos neste novo relatório é que a quantidade de casos confirmados e já curados subiu para 18.
Mas isso ainda não é motivo para comemoração, já que 09 suspeitos continuam em isolamento domiciliar. Para complicar ainda mais o cenário, duas novas suspeitas de óbito por COVID-19 encontram-se em investigação.
Como se isso não bastasse, aumentou ainda mais o total de notificações. Agora são 106 notificações de suspeita ainda aguardando o retorno de exames, já que das 289 registradas até o momento, 183 tiveram os resultados dos exames negativados.
Neste quadro de suspeitos em investigação, há 78 pacientes (isolados no próprio domicílio) aguardando agendamento para o teste.
No fim de semana também foram registrados 02 óbitos SUSPEITOS para COVID-19. Ambos pacientes eram do sexo masculino. Um deles, de 55 anos, tinha comorbidades (diabetes e hipertensão). Ele deu entrada no hospital com diabetes descompensada e apresentou desconforto respiratório. Foi colhido exame laboratorial PCR e este foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e a Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado.
O segundo paciente, de 34 anos, passou por atendimento médico por 02 vezes com nenhum sintoma relacionado à síndrome gripal. O óbito ocorreu no próprio domicílio e a família relatou que ele apresentou tosse. Sendo assim, também foram colhidos exames laboratoriais PCR para Covid e encaminhado ao Adolfo Lutz.
“O sepultamento dos dois pacientes seguiram todos os protocolos do Ministério da Saúde e não houve cerimônia de velório”, informou a Vigilância Epidemiológica.
Na Nota divulgada hoje, o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 e a Vigilância Epidemiológica reforçaram o aviso de que todos os familiares que tiveram contato domiciliar com esses pacientes [casos de óbito], estão sendo acompanhados pela equipe de saúde.
“Porém, qualquer pessoa que teve contato com suspeito e apresentar sintomas gripais (tosse, febre, coriza ou dificuldade de respirar), DEVE procurar atendimento médico na ala Covid do hospital ‘José Fortuna’!”, recomendam as autoridades de Saúde do município.
Esta é a segunda vez nos últimos 08 dias que o Boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica separa a relação dos casos positivos, por bairro. Neste cenário, a área rural de Castilho aparece pela primeira vez no novo formato de Boletim, incluindo 11 SUSPEITAS, sendo elas: Rio Paraná (2), Primavera (1), Urubupungá (6), e São Luiz (2).
Na área urbana, o novo quadro lista o Centro com o maior número de suspeitas: 06. Em seguida, a lista relaciona o bairro Leão I (3) e Nova Alvorada (3) que seguem alinhados na vice-liderança das suspeitas devido à sua proximidade. Já o bairro Laranjeiras, segundo mais populoso da área urbana de Castilho, lista 03 casos + 01 do Condomínio Houssome, que fica na mesma área. Finalizando a conta, o Nova Iorque registrou apenas 01 suspeita.
Chama no Whats