Aconteceu na noite desta segunda-feira, 13, a primeira Sessão Virtual da Câmara Municipal de Ilha Solteira. Essa modalidade de Plenária foi instituída pela Resolução nº 173/2020 e seu objetivo é que, nesse momento de pandemia, os vereadores possam participar das Sessões em suas residências, de uma forma remota.
Para que a primeira Sessão Virtual ocorresse de maneira fluída, foram realizadas duas sessões testes nas últimas semanas. Nessas simulações foram feitos os ajustes necessários para que a Plenária desta segunda-feira acontecesse de forma tranquila.
A 149º Sessão Ordinária contou com a presença dos nove vereadores que, de suas próprias residências, puderam se manifestar sobre os assuntos em pauta, debater e votar como se estivessem em uma sessão presencial. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Legislativo Ilhense, todos os ritos de uma Sessão comum descritos no Regimento Interno da Casa foram seguidos de acordo com o protocolo costumeiro.
Essa primeira Sessão Virtual é um marco histórico para o Legislativo Ilhense e sua concretização só foi possível com a colaboração de todos os vereadores – que entenderam a importância de adotar esse novo sistema, e também dos servidores da Câmara, que organizaram as estruturas necessárias para realização dessa Plenária Virtual.
As Sessões Virtuais serão realizadas enquanto permanecer o estado de pandemia da Covid-19. Após passar esse momento mais delicado, as Sessões voltarão a ocorrer de forma presencial na Câmara Municipal com a entrada permitida ao público, respeitando todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.
Chama no Whats