A Prefeitura da Estância Turística de Ilha Solteira iniciou nesta segunda-feira, 20, o processo de cadastramento e atualização das famílias no CadÚnico. O Cadastro Único para programas sociais do governo federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Como é comum ocorrerem mudanças de endereço, números de telefones e composição das famílias (casamento, nascimento de filhos ou outros parentes que passam a residir na mesma moradia), a regra é que todas as famílias já registradas atualizem seus cadastros sempre que tais casos acontecerem ou a cada dois anos, pelo menos.
Desde 2003, o CadÚnico se tornou o principal instrumento do Governo para selecionar e incluir famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros.
Este mesmo cadastro também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.
As famílias que ainda não possuem registro no CadÚnico devem indicar um representante familiar para fornecer os dados necessários na hora do cadastramento. Esta pessoa deve portar pelo menos o seu CPF ou Título de Eleitor. Além disso, outros documentos como RG, Comprovante de Residência, Comprovante de Matrícula daqueles que estudam, Certidões de Casamento ou Nascimento também podem facilitar o processo. As famílias onde residem alguém que ainda não possui documentos pessoais como a Certidão de Nascimento, por exemplo, também pode fazer o seu cadastro e já sairá de lá com a orientação de como obter o documento, cuja primeira emissão é gratuita e um direito do cidadão.
Em Ilha Solteira, as famílias devem procurar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Mas, antes disso, deve agendar a data e horário de seu atendimento. Esta medida é uma das medidas obrigatórias adotadas para evitar aglomerações e o risco de aumentar a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus.
O agendamento prévio deve ser feito através dos telefones: 3742-2039 ou 3742-3629.
Chama no Whats