Recentemente foi criado um novo mecanismo de interação entre a Secretaria Municipal de Saúde e a população Castilhense. Trata-se do “Fale com a Saúde”, um setor específico que serve como ouvidoria, em que a população tem acesso direto com a Pasta. “Criamos a sala e também foi criado o cargo de ouvidor, que deverá ser ocupado por um funcionário efetivo, após ser aprovado em concurso público. Mas, infelizmente, com esta pandemia ainda não está autorizada a realização de concurso, justamente para evitar aglomerações”, explicou a Prefeita.
O Secretário de Saúde, Mario Henrique Machado destacou a importância de manter um único canal de comunicação entre o usuário do Sistema de Saúde e a Pasta. “Nós entendemos que algumas pessoas sintam-se à vontade para postar nas redes sociais suas reclamações, achando que serão resolvidas, mas isso dificulta nosso trabalho. Quando essa reclamação chega até nós, demoramos muito tempo para descobrir quem postou, do que se trata o assunto, e muitas vezes, o caso ganha proporções muito grandes, sendo que o problema era mais fácil de ser resolvido se tivesse chegado pelos meios de comunicação oficiais da Secretaria”, enfatizou o responsável pela Pasta, justificando a criação desse setor.
Outro detalhe extremamente importante e que Machado fez questão de salientar, é referente ao sigilo. Todos os pacientes terão também a possibilidade de, por meio do telefone 3741-9609 (que também é WhatsApp), enviar seus exames. “A pessoa responsável pelo setor é técnica, é da área da Saúde é extremamente ética. O usuário pode ficar despreocupado que seus exames não serão vistos por mais ninguém, além do corpo técnico e dos médicos. Nós garantimos essa segurança, independentemente do tipo de exame”, disse Mario.
Ainda falando das redes sociais e da maneira que algumas pessoas ainda a utilizam, o Secretário lamenta, mas reafirma o posicionamento de que “nenhuma solicitação será atendida por esse caminho”. “Infelizmente algumas pessoas ainda ofendem a Saúde, achando que vão atingir A ou B em brigas políticas, mas acabam ofendendo mais de 300 servidores que compõem o setor; são pessoas que trabalham arduamente para manter o andamento do bom trabalho, mas acabam sendo diminuídas por essas questões. Por isso da criação deste setor, além de ter sido uma reivindicação na última Conferência de Saúde”, disse o responsável, informando que “inverdades serão denunciadas pela Pasta”.
O “Fale Com a Saúde” funciona de segunda à sexta-feira nos horários de funcionamento da Secretaria, e conta com, além de telefone e WhatsApp, atendimento presencial e o prazo máximo de resposta para a população é de até cinco dias úteis.
Da Redação
Chama no Whats