O próximo Orçamento Público do município de Andradina poderá incluir recursos financeiros destinados a auxiliar as Associações de Produtores Rurais legalmente constituídas a arcar com suas despesas de manutenção em máquinas e equipamentos.
Pelo menos é esta a intenção do vereador Rodarte Silva dos Anjos, que está incentivando a Prefeitura a adotar essa medida. De acordo com o parlamentar, Andradina possui atualmente 05 projetos de Assentamentos (Timboré, Josué de Castro, Arizona, Belo Monte e Primavera), além de várias outras propriedades de pequeno e médio porte, espalhados por toda sua área rural.
Como são as Associações de Produtores que fornecem máquinas e implementos para preparo do solo na maioria destas pequenas propriedades, a demanda é elevada e o desgaste destes equipamentos é igualmente alto, com custo bastante alto para os produtores (gira entre R$ 80 e R$ 100 a hora de máquina trabalhada, segundo números divulgados por Rodarte).
“O custo de manutenção dos tratores e implementos agrícolas é de responsabilidade das Associações que possuem os equipamentos, o que acaba muitas vezes inviabilizando a produção devido ao alto custo de produção para os associados e para toda a comunidade”, explica o vereador.
Ainda conforme os argumentos apresentados por Rodarte em defesa da sua proposta, outra opção disponível para estes pequenos produtores é utilizar máquinas e implementos pertencentes à frota da Secretaria de Agricultura, já que esta, dependendo do trabalho, cobra apenas o combustível utilizado durante o tempo de serviço prestado.
“Neste caso, embora seja muito mais em conta, é preciso aguardar a disponibilidade destes equipamentos, já que a demanda é muito grande. Enquanto isso, as Associações permanecem sem recursos financeiros para fazer a correta manutenção de suas máquinas e implementos”, acrescentou Rodarte.
Na opinião do vereador, a concessão de um subsídio a cada uma destas Associações, pode desafogar o fluxo de trabalho da Secretaria de Agricultura, ao mesmo tempo em que possibilita às Associações manter suas máquinas sempre em funcionamento e com custo muito mais baixo para os pequenos produtores.
Por enquanto, a proposta apresentada por Rodarte ainda será objeto de estudo pela Prefeitura. Se for considerada viável, os repasses às Associações que atenderem aos requisitos legais exigidos pela Prefeitura de Andradina poderão contar com este apoio financeiro já a partir do próximo ano.
Chama no Whats