A exemplo de Castilho, Ilha Solteira e Andradina, os pacientes de Itapura que estão em tratamento de câncer na cidade de Barretos, terão agora uma casa de apoio, localizada nas proximidades do próprio hospital, para que possam ficar sempre que necessário.
A casa foi recentemente alugada pela Prefeitura de Itapura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), exatamente para dar apoio aos pacientes e seus respectivos acompanhantes, quando em tratamento contra o Câncer em Barretos.
É importante destacar que o transporte destes pacientes até Barretos já é realizado normalmente pela Prefeitura, mas alguns tratamentos exigem que o paciente retorne ao hospital mais de um dia seguido.
A viagem, por si só, já é bastante cansativa para pacientes, acompanhante e motorista: são aproximadamente 370km a serem percorridos entre um ponto e outro, num trajeto que dura cerca de 4h20 pela Rodovia Euclides da Cunha.
Por esse motivo, a opção adotada pela Administração de alugar um espaço adequado para receber estes cidadãos e seus acompanhantes durante o período de tratamento, já está sendo bastante elogiada.
O serviço está disponível pelo tempo que for necessário, de acordo com a necessidade de cada pessoa, e todos os serviços são gratuitos. Outro gesto que expressa a preocupação da Secretaria de Saúde com o conforto das famílias, é que os pacientes acolhidos na Casa de Apoio tem todas as principais refeições fornecidas gratuitamente.
Questionada pela reportagem do JPN – Jornal Portal de Notícias, a secretaria de Saúde informou que o número de pacientes em tratamento na cidade de Barretos aumentou significativamente nos últimos anos, justificando ainda mais a necessidade de instalação deste espaço, principalmente porque muitos não possuem condições financeiras de custear a estadia durante o tratamento, nem refeições.
Além disso, é bastante comum que a maioria dos pacientes em tratamento enfrentem dificuldades devido ao mal estar pós-tratamento, enquanto aguardam o transporte para retornar até Itapura.
O mesmo benefício da moradia também foi estendido pela Prefeitura aos motoristas, que a partir de agora possuem um espaço adequado para descansar, enquanto aguardam os pacientes serem atendidos para retornar até Itapura.
Chama no Whats