A agropecuária é uma atividade exercida, principalmente, por pequenos produtores, que unem as técnicas da agricultura – cultivo de plantas e hortaliças – com a pecuária, que é criação de animais (gado, suínos, aves, eqüinos, e etc.), e é a principal fonte de renda de muitas famílias. As propriedades com áreas de até 50 hectares representam 87,5% do número de propriedades no município de Ilha Solteira (Projeto LUPA, 2018).
Diante disso os técnicos do Departamento de Agronegócios, Meio Ambiente e Pesca da Estância Turística de Ilha Solteira prestam o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, cujo objetivo é o apoio aos produtores rurais, visando promover o desenvolvimento econômico e rural sustentável.
Na área agronômica, as principais atividades destes profissionais estão relacionadas à fertilidade do solo e nutrição de plantas, como a realização de amostragens de solo, recomendação de adubação e calagem para as culturas de interesse, atividades relacionadas ao tratamento fitossanitário das culturas, como a recomendação da aplicação de herbicidas, fungicidas, inseticidas, etc.; na dose correta, quando e se necessário, regulagem e calibração de pulverizadores, orientação sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Já na área médico veterinária ocorrem os atendimentos clínicos e cirúrgicos aos animais, orientações sobre manejo sanitário, nutricional e melhoramento genético do rebanho, destacando neste último item, o projeto de inseminação artificial em bovinos de leite, o carro-chefe do Departamento nessa área.
Os produtores rurais que ainda não usufruem destes importantes serviços gratuitos podem agendar os serviços prestados através do telefone (18) 3743-6027, ou dirigir-se ao Passeio Niterói, 225/227 durante o horário de expediente.
Chama no Whats