O governo do Paraguai anunciou nesta terça-feira, 22, a reabertura total da Ponte da Amizade a partir da próxima semana. De acordo com a imprensa paraguaia, a data será na terça-feira, dia 29 de setembro, e a abertura total ocorrerá por um período de três semanas para teste. Um acordo deverá ser realizado com o governo brasileiro.
A informação foi confirmada pela Diretora de Migração do Paraguai, Ángeles Arriola. A abertura total inclui flexibilização para atividades turísticas e comerciais. No protocolo inicial estava previsto apenas flexibilização para atividades comerciais.
Segundo o protocolo aprovado, será habilitado uma área de trânsito para o ingresso e saída de pessoas na cabeceira da Ponte, até as cidades de “Ciudad del Este” e, Hernandárias, Presidente Franco e Minga Guazú. O horário de acesso será entre 5h e 14h. A saída deve ocorrer até às 16h.
AVALIAÇÃO – Após três semanas, será realizada uma análise epidemiológica para avaliar se houve alterações nos números de infectados e internados durante o período. Além disso, será avaliado se a população está seguindo os protocolos de segurança epidemiológico pré-estabelecido. Diante dos resultados, será decidido se a ponte continuará aberta ou não.
Haverá barreiras sanitárias no KM 30, além de outras em Hernandárias e Presidente Franco. Estas barreiras irão garantir que não haja dispersão das pessoas que entram no Paraguai e acessem outras áreas além do microcentro de Cidade do Leste.
MANIFESTAÇÃO – O anúncio foi feito pelo governo paraguaio após a manifestação que ocorreu na manhã desta terça-feira, 22, na cabeceira da Ponte da Amizade, em Cidade do Leste. A manifestação foi pacífica e envolveu setores do comércio, taxistas, mototaxistas, entre outros.
Chama no Whats