Internos do Asilo Betel distribuem “Conselhos para Depois da Pandemia”
- 5 de outubro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoCuriosidadesSaude e Bem EstarSocial
- 1
Supondo que fossemos criar uma “cápsula do tempo” para manter preservados os nossos conhecimentos mais importantes adquiridos neste ano de 2020, permitindo aos cidadãos que abrissem esse ‘baú de tesouros’ daqui cem anos, pudessem ter uma imagem bastante real de tudo aquilo que vivemos neste ano. O quê você guardaria nesta cápsula?
Foi com uma ideia semelhante a esta que o Pastor Daniel Miranda, presidente do Asilo Betel, de Castilho, e sua equipe de profissionais incentivaram os internos da instituição a refletirem sobre suas experiências vivenciadas em 2020 e transformá-las em conselhos práticos para todas as idades.
O exercício com os idosos foi convertido em uma série de 15 fotografias divulgadas na página da instituição disponível no Facebook (https://www.facebook.com/asilo.betel/posts/3187692414693741) e batizados sabiamente com o título “Conselhos para Depois da Pandemia”.
Ao apresentar os trabalhos fotográficos aos internautas, Daniel destacou:
“Celebrando o Dia da Pessoa Idosa, já começamos nossas comemorações do mês por aqui. Realizamos este trabalho com nossos Idosos sobre os Conselhos que eles dariam às pessoas após a Pandemia passar, e nosso resultado foi incrível, confiram com a gente”.
SOBRE A DATA – Para evitar as discussões que giram em torno da data correta para se comemorar do Dia da Pessoa Idosa, Daniel e sua equipe foram igualmente criativos e pensaram: “Por que comemorar apenas um Dia e não o Mês inteiro?”. Foi assim que o próprio Asilo Betel decidiu declarar Outubro inteiro como o Mês do Idoso!
A polêmica em relação à data permanece até hoje, apesar do Brasil e a grande maioria dos países-membros da ONU terem adotado 1º de Outubro como a data oficial para celebrar o Dia da Pessoa Idosa.
De acordo com o Jornal da 3ª Idade (periódico a serviço dos Direitos dos Idosos), até 2006, o Brasil comemorava o Dia do Idoso em 27 de Setembro, mas não existe nenhum consenso sobre os motivos que levaram nossos legisladores a escolherem esta data específica.
Uma das teorias, é que a data marca a implantação do primeiro asilo brasileiro, construído em Recife, no final de 1889, por uma ordem francesa de freiras (Irmãs Marilac). Outra possível explicação é descrita em literaturas antigas, que associam 27 de setembro ao Dia dos Velhos, por se tratar da data do falecimento de São Vicente de Paulo – padre francês morto em 1660, considerado até hoje o patrono das obras de caridade da Igreja Católica, por ter dedicado sua vida aos pobres.
Mas, independente da real origem da data, nossos idosos foram os responsáveis por construir os primeiros degraus de nossa sociedade e, por isso mesmo, merecem todo o nosso respeito e consideração.
Então, que tal você aproveitar a sugestão de Daniel e transformar todo este Mês de Outubro em oportunidades para você participar mais, contribuir, copiar o exemplo deles e enviar sua própria mensagem de agradecimento aos serviços prestados e conhecimentos transmitidos?
Faça sua parte! Lembre aos nossos idosos o quanto são amados!!!