TAPETÃO: PV liderado por vereador cassado, tenta impugnar candidatura de dr Hermínio como vice de Joãozinho
- 7 de outubro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em EleiçõesJustiçaLegislaçãoPereira BarretoPolítica
- 0
O Ministério Público Eleitoral de Pereira Barreto está analisando pedido feito pelo Partido Verde solicitando a Impugnação da candidatura a vice-prefeito do dr. Hermínio Barbosa Komatsu, que disputa as eleições deste ano ao lado do atual prefeito Joãozinho, pela coligação “Juntos Pela Pereira Barreto que queremos”.
O PV, alegou em seu pedido, que apesar de Komatsu não exercer função como servidor público do município, seu pagamento é proveniente de verba pública, já que é fruto de um convênio firmado entre a Santa Casa e a Prefeitura de Pereira Barreto. Por este motivo, defende o PV, o médico deveria ter se desligado de sua função pública dentro do prazo legal para concorrer às eleições deste ano.
Tanto a Prefeitura de Pereira Barreto quanto o próprio dr. Komatsu negam esta acusação, garantindo que mesmo não sendo servidor público, ele teria deixado de prestar serviços como médico na UBS da Lapinha, no dia 14 de agosto, portanto, dentro do prazo exigido pela legislação eleitoral.
De acordo com a Lei Complementar 64, os candidatos ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeitos devem se desincompatibilizar dos cargos públicos ocupados 03 meses antes do pleito.
Em sua manifestação inicial sobre o caso, a dra. Rúbia Prado Motizuki, 1ª Promotora de Justiça de Andradina, foi categórica:
“a prova dos autos revelou que ele [dr. Komatsu] efetivamente afastou-se das funções dentro do prazo legal, razão pela qual demonstrou-se inexistir a inelegibilidade apontada na inicial”.
Portanto, não havendo provas de nenhuma irregularidade, a promotora recomendou o arquivamento da denúncia tempestiva e Komatsu segue livre para continuar buscando a reeleição de Joãozinho.
BASTIDORES – Nas redes sociais, a tentativa frustrada do PV minar a presença do dr Komatsu na campanha de Joãozinho não foi vista com bons olhos pelos eleitores. A maioria deles considerou a ação como sendo “um ato desesperado” e uma tentativa suja de diminuir a preferência do atual prefeito junto à população.
Além disso, muito embora o pedido feito pelo PV pereira-barretense tenha sido assinado pelo engenheiro civil e presidente da sigla, Alan dos Santos Silva, no meio político é sabido que o comando do partido pertence realmente ao ex-vereador Walt Disney, que foi cassado pela Câmara de Pereira Barreto (por determinação da Justiça) por conta de condenação criminal sofrida por ele, transitada em julgado (quando não há mais como recorrer). A cassação ocorreu no dia 29 de outubro de 2018 e em seu lugar, tomou posse o suplente Daniel Rodrigues da Silva, o Sodinha, também do PV. [Leia reportagem publicada à época pelo jornal Folha da Região e também notícia sobre o assunto divulgada pelo próprio site do MPSP].
O próprio pedido de impugnação feito pelo PV no último dia 02 de outubro é assinado por Walt Disney, assim como é o seu e-mail pessoal que serve como contato indicado pelo seu fiel escudeiro Alan, em sua qualificação.