Quinta tem comemoração dupla: Dia dos Professores e também das Mulheres Rurais
- 13 de outubro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AgriculturaCastilhoCuriosidadesEducação
- 0
Veja aqui como homenagear aqueles professores que marcaram suas vidas e a de seus filhos, e também conheça um pouco melhor o perfil das mulheres castilhenses que vivem no campo
A data especialmente dedicada a relembrarmos o nosso compromisso com o desenvolvimento sadio e a proteção de nossas Crianças foi comemorado nesta segunda-feira, 12, juntamente com as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida – único feriado nacional em homenagem a um santo.
Mas o que talvez você não saiba ainda, é que a semana também é marcada por outras datas igualmente importantes, como o Dia Internacional das Mulheres Rurais e Dia do Professor (ambas comemoradas nesta quinta-feira, 15 de outubro).
A data em homenagem aos professores, foi criada em outubro de 1963, através do Decreto Nº 52.682, para marcar a data do decreto do imperador brasileiro Dom Pedro I, que foi emitido em 15 de outubro de 1827, legislando então sobre o ensino das primeiras letras no Brasil e mandando criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares populares do país.
HOMENAGEM AOS PROFESSORES
Em Castilho, as comemorações desta data tão especial (já que os professores são considerados os “pais” de todas as outras profissões) começaram ainda na semana passada, quando a Secretaria Municipal de Educação lançou a campanha “Meu Laço É Um Abraço”.
A iniciativa é uma forma de valorização destes profissionais e tem o objetivo de mobilizar toda sociedade castilhense em uma singela, porém grande homenagem aos professores.
É claro que o alcance desta ideia atinge todos os professores da rede municipal, estadual, professores de diversos outros segmentos, professores que já se aposentaram. Enfim, todas aquelas pessoas que dedicaram (e dedicam) sua vida ao ofício de ensinar.
E o conceito desta campanha é bastante simples e carinhoso: quem quiser participar desta homenagem, pode amarrar um laço no portão de sua casa, com a cor e tamanho que o participante preferir.
“A ideia é que quando um professor passar em frente ao portão de determinada residência e avistar um laço, saberá que está sendo homenageado e, simbolicamente, abraçado pela família moradora do lugar”, explica a Secretaria de Educação do município.
Esta ação aparentemente simples permite que todos os cidadãos possam demonstrar seu reconhecimento a estes profissionais que sempre trabalharam em condições diversas e adversas, principalmente neste ano de pandemia, afastamento social, aulas remotas, teletrabalho e tantos desafios.
“Se você tem no teu coração, aquela mestra ou mestre que te cativou na vida, te marcou para sempre; ou tem nos professores dos teus filhos exemplo de grandes mestres; ou ainda, acredita que os professores são realmente importantes para todos, participe da nossa campanha. Amarre um lindo laço no portão da tua casa e ‘abrace’ os professores”, reforça a Nota divulgada pelo setor de Educação castilhense.
MULHERES RURAIS
Provavelmente você deve saber que a divisão por sexo entre a população castilhense é bastante proporcional, tendo cerca de 50% para cada um dos lados. Da mesma forma, a divisão deste conjunto de cidadãos entre as áreas urbana e rural seguem o mesmo perfil de igualdade.
Mas esta figura muda bastante quando voltamos nossos olhos para o meio rural e analisamos o perfil dos estabelecimentos produtivos. De acordo com os dados mais recentes fornecidos pelo IBGE, as mulheres – além de donas de casa, também são excelentes empreendedoras. Enquanto os homens ‘dirigem’ cerca de 759 destes estabelecimentos, 433 mulheres acumulam – além desta função, a de mãe, dona de casa e esposa.
Neste cenário de mulheres empreendedoras, é importante destacar que a maioria esmagadora tem entre 25 e 75 anos de idade, destacando-se principalmente aquelas que estão exatamente no meio deste ciclo (entre 45 e 55 anos).