Após serem finalizadas as reformas e adequações promovidas pela Prefeitura no CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, o Poder Público da Estância Turística de Pereira Barreto deu início nesta última terça-feira, dia 3 de novembro, ao seu programa de castração em animais do município.
De acordo com o órgão, inicialmente serão castrados os animais errantes, que são aqueles que estão atualmente no canil aguardando adoção ou aqueles encontrados nas ruas, fora do controle ou guarda dos seus detentores. Nesse segundo caso, os animais serão encaminhados pela ONG de proteção animal existente no município.
Posteriormente, o mesmo serviço também será disponibilizado gratuitamente para a população, com alguns critérios que gerarão pontos para que os detentores sejam chamados e seus animais de estimação possam receber o atendimento.
Cães e gatos com idade de sete meses até sete anos, poderão receber o atendimento que será realizado na sala de cirurgias do próprio CCZ.
O Poder Público estima um custo médio para cada procedimento no valor de R$ 120,00, e calcula que deverá realizar em torno de 130 atendimentos por mês. O serviço de castração está sendo realizado por dois médicos veterinários.
Na última semana uma reunião foi realizada entre membros da Saúde Municipal, Vigilância Sanitária e representantes de uma ONG de defesa animal constituída formalmente no município. Entre os assuntos discutidos, ficou estabelecido que após a realização das castrações desses animais errantes, o serviço será disponibilizado a toda população.
Chama no Whats