O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Estância Turística de Pereira Barreto, é o órgão responsável pela organização das campanhas de combate às mais variadas formas de violências no município.
Por isso, cumprindo seu papel social, nesta quarta-feira (25) – Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, as equipes realizaram diferentes ações de conscientização à população sobre o tema.
Em decorrência da pandemia do coronavírus, notou-se no mundo todo um aumento dos casos de violência doméstica causados principalmente pelo isolamento social. Ainda por conta deste período de afastamento, as ações foram planejadas de forma remota para evitar a aglomeração de pessoas.
As atividades tiveram início ainda em agosto, quando a equipe técnica do CREAS realizou duas ações de conscientização sobre a violência contra a mulher. A primeira destinada às famílias acompanhadas pela unidade, em que foram fornecidos itens de higiene e beleza com o objetivo de trabalhar a autoestima, o autocuidado e o fortalecimento pessoal desse público.
A segunda ação teve como referência a campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”, lançada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Esta foi feita nas redes farmacêuticas onde foram colados cartazes com o tema da campanha, pois estes locais são comumente procurados pelas mulheres depois de um evento de agressão.
Ambas atividades tiveram o intuito de sensibilizar os comerciantes e a população em geral de que as mulheres podem usar as farmácias como local de apoio à denúncia.
Já no mês de novembro, foi realizada uma oficina de teatro com a participação de duas mulheres atendidas pela unidade. O intuito da atividade foi de produzir cenas que abordaram vários tipos de violência e passar uma mensagem para o público de forma que tenham conhecimento sobre o que é uma situação de violência doméstica e suas consequências.
Cada uma destas atividades foram desenvolvidas por profissionais especializados e o material será disponibilizado às famílias e à população em geral através de divulgação pelas redes sociais.
Chama no Whats