Eduardo Amarilha, presidente do Rotary Club – Castilho Beira Rio, confirmou o início da programação do projeto EcoRotary para a manhã deste sábado, dia 05 de dezembro. O projeto surgiu inicialmente na cidade de Dracena, idealizado pelo Dr. Lineu Ferreira Filho, medico oftalmologista e rotariano, que reuniu 4 clubes daquela região, para disseminarem ações de conscientização ambiental. O sucesso do projeto foi tão grande, que ele já perdura há 14 anos.
De acordo com Eduardo, o EcoRotary será realizado a partir deste ano também nas cidades de Castilho e Andradina por meio dos Rotary Clubs Andradina Integração e Castilho Beira Rio.
A primeira mobilização começará já às 08h00 deste sábado, dia 05, quando voluntários do clube estarão em uma Praça Pública localizada no condomínio Hosoume e que recentemente foi batizada por projeto aprovado na Câmara, homenageando o Rotary Club Internacional.
“Iniciaremos um plantio de árvores na praça nomeada em homenagem ao Rotary Club e, ao longo da semana seguinte, faremos divulgações de conscientização e a doação das mudas pra quem quiser. Por fim, já no sábado, dia 12, finalizaremos a programação com a limpeza do rio Paraná, em uma parceria com as pousadas daquela localidade”, detalhou Eduardo.
Um dos pontos mais fortes nas ações sociais desenvolvidas pelos Rotary Clubs de todo o mundo, são as parcerias firmadas com empresas, comunidades e entidades, viabilizando importantes projetos. Neste caso do EcoRotary, por exemplo, as 100 mudas de árvores que serão plantadas na Praça do Rotary Club Internacional, escolas municipais, áreas públicas, no entorno de córregos em alguns sítios e também aquelas que serão doadas aos cidadãos interessados, foram obtidas em doação feita pela Usina Caeté, da cidade de Paulicéia.
Outra importante parceria foi a firmada com as pousadas do bairro Beira Rio, que cederão os barcos para auxiliar o projeto de limpeza nas margens do rio Paraná por uma equipe de voluntários, no próximo dia 12.
Várias outras atividades haviam sido programadas pelo Rotary Club Beira Rio, como a realização de um concurso de redação nas escolas, que premiaria o aluno que se consagrasse em 1º lugar com uma bicicleta e atribuiria medalhas aos 10 outros cujos textos mais se destacassem. Outra importante ação seria o início do projeto de reutilização de óleo de cozinha usado. Mas, estas e outras pequenas atividades que envolveriam principalmente a comunidade escolar, foram comprometidas por conta da pandemia causada pelo coronavírus, que suspendeu as aulas em todo o território nacional desde meados de março deste ano.
Porém, Eduardo disse que os projetos continuarão sendo aprimorados pelos membros do clube para que possam ser colocados em prática na segunda edição do EcoRotary, prevista para 2021.
Chama no Whats