Acqualinda será o primeiro parque do Brasil 100% acessível a autistas
- 28 de dezembro de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em AcessibilidadeAndradinaDestaquesInclusão SocialSaude e Bem Estar
- 0
O parque nascerá completo e preparado para atender todas as necessidades especiais
Acessibilidade ainda acostuma ser um tabu e daqueles mais complicados. No Brasil, ela é mais que um sonho: é uma necessidade enfrentada por pessoas com dificuldade visual, sensorial e físico-motora.
Quando a gente pensa em acessibilidade, a primeira coisa que vem à cabeça é ter acesso a meios de transporte, andares de edifícios, banheiros, e porque não a parques, shoppings e todos os lugares do mundo.
O Parque Temático Acqualinda, que está sendo construído em Andradina, já nascerá totalmente acessível e, será o primeiro do Brasil a oferecer 100% de acessibilidade a autistas.
“Estamos agindo para satisfazer essas necessidades especiais para que toda a nossa estrutura seja acessível a todas as pessoas desde o primeiro dia de funcionamento”, explicou o empresário Mário Celso Lopes, o homem por trás do investimento de R$ 500 milhões no parque localizado a 630km da capital paulista.
O Acqualinda será uma prova de que é possível promover o acesso a pessoas com deficiência na maior parte das atrações e garantir o direito de ir e vir de todos.
“Tudo está sendo planejado antes para que não haja restrições para qualquer pessoa dentro do parque”, completou o empresário.
SALA DE DESACELERAÇÃO
Uma das grandes novidades neste sentido será a existência de uma sala de desaceleração dedicada a autistas. O gestor do parque, Rafael Penna, é o único brasileiro a possuir um certificado do Conselho Internacional de Padrões de Credenciamento e Educação Continuada (IBCCES, sigla em inglês), tendo concluído um treinamento para cuidados e conscientização sobre autismo.
“Todo esse conhecimento será utilizado para promover um alto nível de acessibilidade e também será passado a toda equipe de trabalho do parque”, explicou Penna.
Isso fará com que o Acqualinda seja o primeiro parque do Brasil certificado e preparado para receber autistas, com equipe treinada para atender visitantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias, e assim, ajudá-los a ter uma experiência positiva durante a visita, contanto até mesmo com uma sala de desaceleração, chamada “Quiet Room”. O local é reservado para momentos de crises sensoriais.
“O parque oferecerá esse espaço silencioso com luzes reguláveis e uma área com assentos confortáveis para os visitantes e familiares poderem relaxar em momentos de crises sensoriais”, explicou.
As atrações também terão um guia com informações sobre como uma criança com problemas de processamento sensorial pode ser afetada por cada experiência que o parque vai oferecer. Assim, as famílias poderão planejar as atividades que mais acomodem seus filhos com necessidades especiais.
Como um Centro de Autismo Certificado, o Acqualinda vai providenciar treinamento contínuo à sua equipe, e assim, ter certeza de que todos os membros têm as habilidades, conhecimentos e expertise necessários para poder interagir com todas as famílias e crianças com necessidades especiais, especialmente o autismo.
O IBCCES
Há mais de 20 anos, o IBCCES é líder do setor em treinamento de autismo para profissionais de saúde e educadores no mundo inteiro. O IBCCES reconhece que as famílias com crianças com necessidades especiais têm poucas opções de viagem, então criou programas de treinamento e certificação especificamente para a área de hospitalidade e viagens.