Sem ofensas e ataques, Cristiano lista ‘herança’ sucateada e pede ‘paciência’ aos cidadãos de Murutinga
- 13 de janeiro de 2021
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Economia e NegóciosMurutinga do SulPolítica
- 0
Após uma semana inteira de vistorias e visitas a todas as repartições públicas e bairros da cidade, o prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério Soares da Silva (Podemos), cumpriu a promessa de dar transparência à sua gestão, dividindo com a população os desafios que seu governo recém iniciado terá pela frente.
O meio escolhido por ele para chegar aos lares do maior número de moradores possível, foi uma live transmitida ao vivo na manhã deste último sábado (09). De forma clara, sem rodeios e principalmente ofensas desnecessárias ao seu antecessor, Cristiano apresentou um primeiro “raio-X” da Prefeitura de Murutinga do Sul, listando os primeiros desafios que exigirão toda a criatividade e experiência técnica disponível para vencer e, deste modo, atender aos anseios dos cidadãos.
SECRETARIADO
Um dos primeiros tópicos abordados por ele foi a escolha do secretariado que tem a missão de executar suas propostas de Governo promovendo todos os ajustes necessários nas respectivas pastas assumidas. Neste aspecto, ele lamentou a perda do último secretário de Educação do Município, que decidiu regressar ao Estado do Pará com sua família, mas aproveitou para destacar a competência técnica da educadora Lucineide Rossino, que já iniciou os preparativos para recepcionar os alunos da rede municipal de ensino no mês de fevereiro. Cristiano lembrou ainda que todos os demais secretários e dirigentes municipais são cidadãos do próprio município, exceção feita apenas à pasta da Saúde que tem como nova gestora a castilhense Janini Nascimento. Sobre esta escolha, ele justificou que a experiência administrativa dela na captação de recursos estaduais e federais foi decisiva para a escolha, reforçando que o Município precisará de toda a verba disponível nestas esferas para conseguir suprir as necessidades da população.
ENTRAVES
Outro ponto destacado pelo novo Chefe do Executivo diz respeito à dificuldade inicial que está enfrentando para manter em ordem os serviços de limpeza pública. Segundo Cristiano, grande parte destes serviços eram realizados por empresas contratadas na gestão passadas e dispensadas ao final do governo, inviabilizando assim, que os contratos pudessem ser renovados em conformidade com a Lei. Para que os funcionários públicos concursados possam executar as mesmas funções, Cristiano enfrenta outros dois problemas: primeiro, o sucateamento de uma frota defasada e completamente abandonada; segundo, a falta de mão-de-obra suficiente no funcionalismo para realizar todo o trabalho sem precisar receber horas extras, cujos pagamentos estão na mira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
REFORMA ADMINISTRATIVA
Este último fator é particularmente problemático para o novo prefeito: embora faltem servidores para executar os serviços de limpeza pública, a folha de pagamentos da Prefeitura está ultrapassando os limites legais de 54%. Para solucionar este problema, ele já antecipou que estudos para uma Reforma Administrativa completa já foram iniciados. Na opinião de Cristiano e seu vice, Celso do Café, esta reforma precisa acontecer com a devida urgência e cautela, pois é necessário aumentar os salários reais dos servidores públicos, manter o auxílio alimentação e reduzir drasticamente a quantidade de cargos comissionados. Para conseguir sucesso nesta proposta, prefeito e vice contam com o apoio da Câmara de Vereadores, que tem se colocado à par de todos os problemas e mostrado interesse em participar da solução que não será nada fácil de conseguir.
SUCATEAMENTO DA FROTA
Um dos tópicos mais importantes deste primeiro pronunciamento de Cristiano para os cidadãos de Murutinga do Sul, diz respeito ao completo estado de abandono da frota municipal de veículos. O problema, segundo ele, atinge todos os setores da Administração, incluindo o próprio Gabinete Executivo, que não possui sequer um veículo oficial para locomoção do prefeito dentro ou fora da cidade (o carro utilizado pelo ex-prefeito era alugado e foi devolvido ao final do mandato). O único setor que possui veículos razoavelmente em condições de uso, é a Saúde, mas até mesmo lá, carro que deveria servir exclusivamente à equipe técnica da secretaria, está sendo utilizado como “ambulância” provisória.
No setor de Obras, Cristiano relatou que não existe mais nem uma única Pá Carregadeira, já que as duas existentes até o mandato passado, acabaram sendo leiloadas. A única Patrol disponível para dar manutenção às estradas rurais, encontra-se em uma oficina de Andradina e o conserto da mesma foi orçado em mais de R$ 50 mil, dinheiro este que ele confessou ainda não saber onde encontrará para providenciar o retorno da mesma ao município para atender as necessidades dos produtores rurais. Além disso, Cristiano exibiu um vídeo registrado na semana passada durante sua visita ao Almoxarifado Municipal. As imagens revelam um galpão e pátio completamente abandonados, repleto de veículos sucateados, telhados comprometidos, restos de construção amontoados de qualquer modo num dos pátios, num cenário desolador que reflete o completo abandono e descaso da gestão passada com o setor.
FINANÇAS
Deixando claro que as lives com a população serão constantes, Cristiano disse que retornará em breve às redes sociais para expor em detalhes como estão as Finanças do Município. Até lá, pediu aos cidadãos que assistiram esta primeira transmissão que façam seus comentários, proponham soluções para os problemas e acima de tudo, tenham “paciência” até que ele, sua equipe e a Câmara possa encontrar saídas para resolver estas situações lamentáveis como o retorno regular da coleta do lixo urbano.
Em resumo, Cristiano e Celso do Café, herdaram uma das prefeituras mais sucateadas da nossa região e precisarão encontrar – com urgência, soluções criativas e práticas para manter a máquina pública funcionando, antes de poder, de fato, implementar suas propostas de governo.