A primeira-dama andradinense – Jussara Lopes e a atual secretária Silvana Silva, convocaram a equipe de diretores da Secretaria de Assistência Social representados por Luciane Malheiro Dourado, Thiago Agenor e Daniele Catarino da Rocha Lopes, para pedirem atenção prioritárias às famílias carentes do município.
A preocupação de ambas está relacionada a um recente diagnóstico populacional que indica a existência de quase 200 idosos inscritos no cadastro do Governo Federal e que não possuem renda nenhuma. Por conta disso, Jussara Lopes pediu que nas próximas semanas, a equipe de assistentes sociais dos CRAS, realize visitas a essas famílias. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Andradina, o objetivo destas visitas, é incluir nas ações sociais do Município, aquelas famílias cuja situação de vulnerabilidade forem confirmadas.
A Secretária de Assistência Social, Silvana Silva, convocou uma reunião já nos próximos dias com os seus coordenadores de CRAS e assistentes sociais do serviço de convivência e fortalecimento para apresentar uma proposta de trabalho.
O objetivo desse projeto piloto é repassar a estes idosos, valores financeiros que possibilitem a compra de alimentos e materiais de higiene, bem como, oferecer orientação social para que não amplie doenças mentais devido ao isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19.
O município de Andradina possui hoje três unidades de CRAS. De acordo com os diretores, cada unidade é responsável por uma divisão administrativa composta por bairros da zona rural e zona urbana.
No CRAS I, existem cerca de 90 idosos sem renda. No CRAS 2, são 32 idosos. No CRAS 3, são 52 idosos, totalizando 174 idosos. A equipe acredita que assim que começar a realização da busca ativa poderão ser encontrados outros idosos sem renda.
Além de oferecer esse atendimento presencial com assistentes sociais, a equipe atualizará os cadastros para a possibilidade de acessos desses idosos em outros benefícios tanto do governo estadual quanto federal.
A atual diretora de Proteção Social Básica, Luciane Malheiro, informou ainda que estão buscando outras ações para desenvolver atenção e proteção aos idosos, que durante a pandemia da COVID-19 estão em isolamento social.
Importante ressaltar que os devidos cuidados preventivos com a saúde de todos os envolvidos foram adotados pela Administração andradinense. De acordo com a pasta de Comunicação, todas as ações desta iniciativa foram discutidas com a Vigilância Sanitária, visando proteger tanto as equipes que vão até os idosos quanto os moradores destas residências. Neste processo preventivo, está inclusa a oferta de Equipamentos Individuais de Proteção – EPIs.
Jussara Lopes informou ainda que o Fundo Social estará em parceria com a Assistência Social, pois tem ações que não podem ser realizadas pela Promoção. Nestes casos específicos, a própria legislação do Fundo poderá ajudar muito na vida da população.
Silvana acrescentou que foi realizado um processo de licitação para a oferta de um cartão denominado “Cupom Alimentação” no qual a Prefeitura de Andradina estará injetando quase R$ 20 mil. Estes cupons serão entregues diretamente nas mãos dos usuários, possibilitando a compra de alimentos e produtos de higiene no comércio do próprio município.
Chama no Whats