Na semana passada o prefeito de Andradina Mário Celso Lopes garantiu empenho junto ao Governo do Estado de São Paulo para a abertura do Centro de Hemodiálise construído em anexo à Santa Casa de Andradina, há anos e que nunca funcionou. O compromisso foi firmado durante uma reunião com representantes do hospital e da OSS Santa Casa de Andradina, Fábio Óbici e Sebastião Sérgio da Silva. A reunião também contou com a participação dos vereadores Rodarte Silva dos Anjos (PDT), Sérgio Santaela (DEM), do ex-vereador Wilson Bossolan e do secretário de Governo Ernesto Júnior.
A ação do prefeito pretende resgatar um compromisso verbal assumido com ele durante a campanha das eleições 2020. “Tenho uma agenda com o secretário de Desenvolvimento Regional Marcos Vinholi e será a primeira coisa que direi a ele. Não há porque esperar para operacionalizar de vez o serviço de hemodiálise instalado na Santa Casa de Andradina, pensando em quanto benefício isso irá trazer para a população não só da cidade mas de toda a região”, disse o prefeito.
Um investimento inicial do Estado, como custeio, garantirá que a população da região seja atendida em Andradina. “Como os pacientes passam horas conectados a uma máquina, há um grande sofrimento na viagem de volta e é isso que podemos amenizar. Então, realizar a hemodiálise em Andradina será muito importante para os pacientes da nossa cidade e região, no entanto, é um serviço que deve ser custeado pelo Governo do Estado e Governo Federal devido diante dos seus elevados custos de Operação.”, disse o prefeito.
O centro de hemodiálise mas próximo está instalado em Ilha Solteira, há 70km de Andradina e o segundo em Araçatuba. Em ambos os casos os serviços são todos custeados pelos Governos.
O pedido para a dar continuidade as etapas para a viabilização efetiva da hemodiálise em Andradina será engrossado pelos prefeitos da região que estão trabalhando para formar um bloco, com visão de emancipar a região de Andradina da região administrativa de Araçatuba, em busca de maior protagonismo no desenvolvimento regional. Neste sentido, uma conquista como esta, reflete o fortalecimento das relações dos municípios do Extremo Oeste de São Paulo com o Governo do Estado. “Ainda somos uma das regiões menos desenvolvidas do Estado, mas estamos trabalhando dia e noite para reverter essa condição”, disse o prefeito.
A postura de Mário Celso foi elogiada pelos representantes do hospital que disseram da tendencia a estreitar os relacionamentos com a administração de Mário Celso e manter o trabalho da entidade com nível de excelência. Os vereadores presentes também prometeram se empenhar com sua parte para conquistar a abertura do Centro. “A Santa Casa é o nosso único hospital e deve ser respeitado e zelado como tal, pela sua importância na vida das pessoas de toda a região que vem para Andradina ter um atendimento de excelência”, disse Sérgio Santaela.
Chama no Whats