O prefeito Otávio Gomes (PSDB), assumiu na manhã desta terça-feira (10) a presidência da Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas (AMUSUH), cargo que já foi ocupado por vários prefeitos de Ilha Solteira. O mandato terá validade até o fim de 2022.
Apesar de não ser oficialmente mais sede da usina de Ilha Solteira, o Município ainda tem sua arrecadação baseada no ICMS gerado pela hidrelétrica. Além disso, Ilha Solteira – com seus prefeitos e vereadores, sempre teve papel destaque na entidade, que atua na defesa dos interesses dos Municípios Sedes de Usinas, principalmente em relação a Leis que tramitam no Congresso Nacional.
A posse de Otávio foi virtual, em função da pandemia de Coronavírus (COVID-19). Além dele, a diretoria executiva conta com representantes de Araporã (MG), Tucuruí (PA), Foz do Iguaçu (PR), Paulo Afonso (BA), Cachoeira Dourada (GO), Campos Novos (SC), Pinhal da Serra (RS) e Três Lagoas (MS).
O objetivo principal da AMUSUH é evitar que essas as cidades sedes de usina percam arrecadação com mudanças na legislação. E, desde a sua criação, várias vitórias foram alcançadas. “Hoje é um dia muito significativo para mim, pois meu pai (o ex-prefeito Edson Gomes) foi um dos fundadores da AMUSUH em 1993, entidade que agora eu assumo. Hoje estou no local onde tudo começou. E vamos juntos buscar nossos objetivos, garantindo proteção aos Municípios que integram a AMUSUH. Vamos sempre lutar, com muita determinação por aquilo que é nosso por direito, para que nossa população não seja prejudicada”, disse o prefeito Otávio Gomes.
CIENSP
Além da AMUSUH, Otávio também preside o Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (CIENSP), que reúne 16 cidades da região.
Através do consórcio, os Municípios que o integram buscam investimentos em conjunto, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura, além de buscarem contratos em comum, como medicamentos, visando a diminuição de custos.
Divisão de Comunicação
Prefeitura de Ilha Solteira
Chama no Whats