A Prefeitura de Ilha Solteira está lançando uma campanha, onde incentiva o morador a procurar atendimento imediato, ao sentir os primeiros sintomas, principalmente os associados ao Coronavírus (COVID-19).
No material, a Prefeitura orienta o morador a procurar o PA da Gripe, que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17 h, e o pronto-socorro gripal do Hospital Regional, que funciona 24 horas por dia. “Um dia pode ser muito tempo. Deixar para depois pode ser tarde”, informa o material. Testes e medicamentos A Secretaria de Saúde informou que, no PA da Gripe e do pronto-socorro, os pacientes com sintomas realizam o chamado teste rápido, de resultado imediato, e colhem material para o exame RT-PCR, com resultado mais demorado. “Nesse último caso, colhemos o material às segundas e quintas e enviamos para análise. E o resultado demora alguns dias para chegar”, informou a Secretaria de Saúde.
No PA da Gripe e no pronto-socorro, também são receitados para os pacientes sintomáticos, medicamentos que podem evitar o agravamento de sintomas de Coronavírus (COVID-19) e, consequentemente, a necessidade de internação.
Pelo protocolo, pacientes que passarem por essas unidades com sintomas que podem ser de COVID, mesmo sem ter a doença confirmada, iniciam um tratamento precoce, com medicamentos que podem ser retirados gratuitamente na Farmácia Municipal.
A proposta é enfrentar as duas fases da doença com os medicamentos, a de replicação viral e a inflamatória. Para a primeira fase, serão receitados cinco medicamentos, como zinco e vitamina D. Já para a segunda fase, serão receitados anticoagulantes anti-inflamatórios. Caso o paciente tenha resultado negativo para o Coronavírus, o tratamento é interrompido.
Divisão de Comunicação
Prefeitura de Ilha Solteira
Chama no Whats