O prefeito da Estância Turística de Pereira Barreto, João de Altayr Domingues (PL), segue dando exemplo de disposição política no tocante à sua administração.
Por meio de um ofício, o gestor solicitou ao deputado federal por São Paulo, Baleira Rossi (MDB), atenção junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em favor da implantação, via convênio, do sistema de esgotamento sanitário do município. Firmado em 2018, o convênio é uma indicação do deputado e agora, com seu aval, deverá assim ter sua execução destravada. A obra é estimada em 500 mil reais, valor requerido ao congressista sob forma de emenda pelo prefeito.
A verba será destinada à construção de 1 km de rede de esgoto no bairro Kogenta Shimizu. Sem dúvida esta notícia representa uma grande conquista para aquela comunidade pereira-barretense, no tocante à saúde da população e sua qualidade de vida. Segundo especialistas, um sistema de coleta e tratamento de esgoto evita a transmissão de doenças e contaminação das pessoas. Além disso, tratar do esgoto local é imprescindível para conservar os ambientes naturais, uma vez que o despejo de esgoto nas águas dos rios ou no mar provoca poluição, assim ocasionando a morte de peixes e de outros seres da fauna aquática.
Conhecedor como poucos da cidade que administra, o prefeito Joãozinho, como é mais conhecido, sabe a relevância dessa obra para Pereira Barreto. Contrariando a cartilha dos maus administradores, em um só gesto busca tirar este projeto do saneamento municipal do papel e ainda promover obras que, por serem subterrâneas, não costuma aparecer a “olhos vistos”, eleitoralmente falando. Há de se ressaltar que o deputado estadual Itamar Jorge (MDB) foi o grande intermediador da solicitação da emenda entre Joãozinho e Baleia Rossi, além de que vereador Luiz Bolão (Republicanos) teve um papel decisivo ao lado do prefeito nessa reivindicação.
Os pereira-barretenses têm motivos para acreditar na sensibilidade e no discernimento do deputado Rossi no tocante a acolher a solicitação do prefeito Joãozinho. O deputado federal iniciou cedo sua vida pública como jovem vereador em Ribeirão Preto e tem clareza de que a vida das pessoas está em seus municípios. Com a chegada da devida documentação, a liberação do convênio é iminente, de modo que o devido tratamento da rede coletiva de esgoto em Kogenta Simizu se torne uma realidade para quem quiser enxergar.
Chama no Whats