Secretaria de Turismo e Cultura segue com a parceria com o Projeto Pontos MIS
- 11 de maio de 2021
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Pereira Barreto
- 0
O Projeto fez muito sucesso em 2020 no município
A parceria entre a Secretaria de Turismo e Cultura da Estância Turística de Pereira Barreto e o Projeto Pontos MIS, Programa de Formação e Difusão Cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, continuará em 2021. A ação tem como área de atuação o cinema e o audiovisual no interior do Estado.
A parceria permitirá que os moradores pereira-barretenses tenham mostras de cinemas, oficinas, palestras. Também terão, a cada semestre, cursos de formação em gestão cultural para secretários e diretores de cultura.
Por conta da suspensão das atividades presenciais pela pandemia da Covid-19, o Projeto Pontos MIS criou atividades virtuais em março do ano passado. As programações virtuais serão mantidas em 2021 e serão implantadas programações presenciais de acordo com o Plano de Contingenciamento da Covid-19 no Estado de São Paulo.
Confira detalhes da programação de maio abaixo:
15 de maio
Bate- papo de Cinema Pontos MIS | Mostra Babenco – O Beijo de Mulher Aranha
Data: Filme disponível a partir de 11h de 13/05 até 15.05. Bate-papo ao vivo no dia 15/05 às 18h no canal do MIS no YouTube.
Classificação: 16 anos
Acessibilidade: Tradução simultânea em libras no debate.
Parceria com Spcine Play
No bate-papo de Cinema Pontos MIS, todas as semanas, são realizadas exibição de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do museu. Para assistir aos filmes, é necessário se inscrever no link abaixo, já a conversa é aberta para todo o público: https://forms.gle/VyWciDv1coAh7bk98
Sobre o Filme:
O Beijo da Mulher Aranha (dir. Hector Babenco, Brasil, Drama, 1985, 120 min, 18 anos)
Esta produção representou um marco na emergência do cinema brasileiro no cenário internacional, além de ter sido a obra que lançou Sonia Braga no exterior. Falando em inglês, é brilhantemente protagonizado por William Hurt, vencedor do Oscar pelo papel de um presidiário que se alimenta dos antigos filmes de Hollwyood. Ele é Molina, um homossexual que divide cela com Valentim, revolucionário que foi gravemente ferido pelos carcereiros. Molina tenta mantê-lo vivo por meio de suas histórias fantásticas em que mistura fatos reais com trechos de filmes.
Bate-papo ao vivo com Simone Zuccolotto – (jornalista, diretora, roteirista e crítica de cinemA), Michelle Britto (cineclubista da Spcine) e mediação Bruno Cucio (professor, cineasta, sócio da Travessia Filmes e coordenador pedagógico do INC.
17 a 21 de maio, segunda-feira a sexta-feira
Oficina AO VIVO Introdução à Linguagem Fotográfica, com Melissa Szymanski
Ingresso: 20 vagas por cidade do Pontos MIS – inscrições com o gestor local.
Classificação: Livre
A cada semana uma oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. Cada cidade poderá inscrever até 20 participantes.
Com duração de duas horas, a oficina oferecerá um panorama sobre a linguagem fotográfica e uma introdução à História da fotografia e principais expoentes.
O participante poderá escolher o dia da semana que assistirá à aula, sempre às 14h.
22 de maio, sábado
Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Mostra Babenco – Carandiru
Data: Filme disponível a partir de 11h de 20/05 até 22/05. Bate-papo ao vivo no dia 22/05 às 18h no canal do MIS Youtube
Classificação: 16 anos
Acessibilidade: Tradução simultânea em libras no debate.
Parceria com Spcine Play
No bate-papo de Cinema Pontos MIS, todas as semanas, são realizadas exibição de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do museu. Para assistir aos filmes, é necessário se inscrever no link abaixo, já a conversa é aberta para todo o público:
https://forms.gle/VHwti41hyQ1JMHpt5
Sobre o Filme:
Carandiru (dir. Hector Babenco, Brasil, Drama, 2003, 145 minutos, 16 anos)
Um médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Histórias de crime, vingança, amor e amizade. Baseado no livro de Drauzio Varela. Seleção oficial no Festival de Cannes em 2003.
Bate-papo ao vivo com Dr. Drauzio Varella (médico, cientista e escritor) e Keila Pereira (cineclubista da Spcine) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts).
24 a 28 de maio, segunda-feira a sexta-feira
Oficina AO VIVO Introdução à Linguagem do Roteiro, com Daniela Smith
Ingresso: 20 vagas por cidade do Pontos MIS – inscrições com o gestor local.
Classificação: Livre
A cada semana uma oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. Cada cidade poderá inscrever até 20 participantes.
Com duração de duas horas, a oficina oferecerá um panorama sobre a linguagem do roteiro cinematrográfico e uma a aspectos de anaálise de filmes.
O participante poderá escolher o dia da semana que assistirá a aula, sempre às 14h.
29 de maio, sábado
Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Mostra Babenco – Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou
Data: Filme disponível a partir de 21h de 28/05 até 21h de 29/05. Bate-papo ao vivo no dia 29/05 às 18h no canal do MIS Youtube
Classificação: 14 anos
Acessibilidade: Tradução simultânea em libras no debate.
No bate-papo de Cinema Pontos MIS, todas as semanas, são realizadas exibição de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do museu. Para assistir aos filmes, é necessário se inscrever no link abaixo, já a conversa é aberta para todo o público: https://forms.gle/A8f3z3b5QZpmDs8K6
Sobre o filme:
Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou (dir. Bárbara Paz, Brasil, Documentário, 2019, 75 min)
“Eu já vivi minha morte, agora só falta fazer um filme sobre ela” – disse o cineasta Hector Babenco a Bárbara Paz, ao perceber que não lhe restava muito tempo de vida. Ela aceitou a missão e realizou o último desejo do companheiro: ser protagonista de sua própria morte. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta, ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida. Do primeiro câncer, aos 38 até a morte, aos 70 anos, Babenco fez do cinema remédio e alimento para continuar vivendo. Tell me when I die é o primeiro filme de Bárbara Paz mas, também, de certa forma, a última obra de Hector – um filme sobre filmar para não morrer jamais.
Bate-papo ao vivo com Bárbara Paz (atriz, diretora e produtora) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts).