A agregação de valores dentro das propriedades rurais, a promoção, incentivo da venda de pratos típicos na cidade e o fomento do turismo rural local, com foco nas vendas de produtos artesanais, tem despertado o interesse dos produtores em investirem na suinocultura. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no período de janeiro a abril de 2021, as exportações de carne suína tiveram uma alta de 25,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
“A profissionalização é o melhor caminho para quem quer empreender e profissionalizar ainda mais o seu negócio. Empreender nesse cenário incerto é um desafio gigantesco, e a nossa gestão está trabalhando para diminuir as desigualdades existem e oferecer oportunidades aos nossos moradores”, disse o Prefeito.
As aulas foram ministradas pela professora Divarcy Aparecida Silva Correa, e promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato Rural de Pereira Barreto e com o apoio da Casa da Agricultura e Prefeitura de Sud Mennucci. A formação foi voltada aos produtores rurais que desenvolvem a cadeia produtiva de suinocultura em suas propriedades rurais e aos que possuem potencial para turismo rural.
Na ocasião, os alunos aprenderam por meio de aulas práticas, a cozinhar torresmos, linguiça calabresa, patê de fígado, salame, e produtos defumados como, costelinha, panceta, lombo, fraldinha e alheira (embutido defumado típico da culinária portuguesa).
A responsável pela Casa da Agricultura Mirele Voltolini, apontou a importância de cursos como esse. “Esses cursos que a Casa da Agricultura e a Prefeitura apoiam colabora para o crescimento do indivíduo, ajudando-o a ver a sua propriedade como um negócio próspero”, comentou a agrônoma.
Por: Thiago Miyazaki Simão
Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Sud Mennucci-SP
Chama no Whats