O vereador e presidente da Câmara de Castilho, Ailton Pereira de Souza, apresentou indicação pedindo ao poder executivo municipal a concessão de subsídios para produtores de leite em exames e testes de brucelose e tuberculoses do município.
Ailton Pereira argumenta que o subsídio seria uma forma de incentivar os produtores e realizarem os exames de brucelose e tuberculose no rebanho leiteiro como incremente na política de prevenção e erradicação das doenças.
Ainda conforme o parlamentar, por se tratar de doença transmissível ao ser humano e para atender a Resolução 02/20 do Ministério da Agricultura que obriga a apresentação dos exames pelos produtores de leite junto aos laticínios comprovando a inexistência da doença no rebanho leiteiro.
A não apresentação do certificado de inexistência da doença no gado, impede que os produtores possam comercializar o leite de forma in natura. Ailton justifica que no ano passado, a Câmara aprovou a lei 2931, autorizando o poder executivo a criar o Projeto do Plano de Saúde Animal do Rebanho Leiteiro.
fonte o foco
Chama no Whats