Ela será a primeira cidade da região a adotar o modelo de Mall Street, que é considerado uma evolução dos antigos calçadões. Isso porque além de ter mais espaço para pedestres, ainda terá ciclovia, espaço para trânsito de veículos e equipamentos como torres para carregamento de celulares por meio de carregadores à base de energia solar, por exemplo. Este tipo de rua comercial está presente em cidades como Nova Iorque e Las Vegas.
No Brasil, existem investimentos neste sentido em capitais, como Belo Horizonte (MG). Nesta semana, inclusive, começaram as obras de calçamento da rua Paes Leme, que é a principal via comercial da cidade, que agora passará a ser chamada de Paes Leme Mall Street. Na primeira fase estão sendo reformuladas duas quadras, do cruzamento da rua Manoel Teixeira de Freitas até a Ceará. Depois, a nova paginação da rua comercial será estendida até o cruzamento da rua Jesus Trujillo.
Para transformar a antiga rua de comércio em uma atração, está sendo feito o alargamento da calçada esquerda. A faixa da ciclovia em sentido único será totalmente arborizada. O lado direito da rua terá lugares de parada para embarque e desembarque dos usuários.
Uma das quadras da Paes Leme terá um conceito artístico, fazendo com que Andradina também passe a ser uma “Art Street”. De acordo com a administração municipal, um portal de entrada será instalado também. Nele, o visitante poderá andar sobre uma passarela e apreciar toda Mall Street. As obras estão sendo executadas pela empresa J A Abdalla, com investimento de R$ 724,9 mil. Esse dinheiro é parte de uma devolução de dinheiro aos cofres públicos feita pela Câmara Municipal de Andradina.
PLANO
O prefeito Mário Celso Lopes trata do projeto da Paes Leme Mall Street, como uma das prioridades para o seu masterplan de desenvolvimento para a cidade, uma obra que está na lista das que representam o nascimento de uma “Andradina do Futuro”. De acordo com ele, vários projetos serão desenvolvidos nos próximos três anos para a preparação para a cidade ter uma nova configuração.
A ideia, segundo ele, é criar diferenciais de infraestrutura para incentivar os empreendedores locais e também para atrair novos investimentos. Na cidade, está sendo construído um parque aquático com investimento de R$ 500 milhões.
A Prefeitura destaca ainda que há um cuidado com o meio ambiente. Está sendo colocada energia solar em todas as escolas e incentivo aos ciclistas com ciclovias nas principais vias.
Chama no Whats