Na última sexta-feira 20/05, uma moradora que teve seu comercio furtado por bandidos desabafou em um grupo de rede social.
A cidade de Pereira Barreto tem sido alvo de vários furtos que tem dado muito trabalho ao policiamento local, entre eles, furtos em lojas e de veículos. A polícia militar tem dado resposta e desempenhado um excelente trabalho juntamente com a polícia civil que tem investigado de maneira precisa todas essas ocorrências, e tem realizado algumas prisões desses meliantes trazendo assim tranquilidade pra toda população.
O fato é que Pereira Barreto, cidade turística, poderia estar mais tranquila quanto à segurança pública, já que no ano de 2013 recebeu da gestão municipal a implantação de um monitoramento via Wireless com 12 pontos estratégicos de câmeras de alta definição buscando inibir ações realizadas por bandidos, mantendo uma maior segurança ao munícipe, turista e também do patrimônio público. Esse esquema de segurança funcionaria da seguinte maneira, as imagens captadas por essas câmeras seriam arquivadas em um banco de dados da própria Prefeitura e se necessário fosse, auxiliaria o policiamento para uma ação mais rápida aos crimes que viessem a ocorrer na cidade. O fato é de que atualmente nenhuma das câmeras instaladas estão funcionando. O assunto já foi tema de várias reclamações e questionamentos da população em redes sociais direcionados a prefeitura quanto ao não funcionamento desses equipamentos. Na manhã de sexta-feira dia 20, uma moradora que também é comerciante na cidade publicou um texto na rede social relatando um fato ocorrido com ela e que poderia ser solucionado rapidamente, caso uma câmera instalada no cruzamento das ruas Cyro Maia e Fauzi Kassim, estivesse em funcionamento. No texto a comerciante prejudicada por um furto ocorrido em sua loja desabafou, “Tive um ocorrido de furto em meu estabelecimento e fui me atentar que na esquina temos uma câmera do circuito de segurança da nossa cidade, fui perguntar a algumas pessoas e alguns dizem que não estão funcionando estão queimadas a algum tempo. Desde quando foram instaladas não sei de um fato que puderam ajudar a ser desvendado ou até mesmo em prol da própria população. Pagamos nossos impostos e eu como comerciante pago muito mais coisas e em uma situação dessa não posso contar com uma filmagem pois a câmera tá lá só de enfeite, terei que fazer meu circuito de segurança próprio para dormir em paz”.
Esse assunto chegou a ser levantado e solicitado pela câmara de vereadores, através de requerimento de autoria do vereador Luiz Antônio Arantes Garcia “Bolão” do Republicanos e da vereadora Li Carvalho do DEM que na ocasião entre os 8 pontos questionados gostariam de saber se as câmeras instaladas estavam em pleno funcionamento.
A reportagem do JPN entrou em contato com a Assessoria de Comunicação de Pereira Barreto, mais até o fechamento da reportagem não obtivemos respostas.
Chama no Whats