Nesta segunda-feira (11), na Casa da Cultura, teve início a Semana da Educação. O evento que terá continuidade até o dia 15 de julho, terá palestras motivacionais e outras atividades ao longo da semana.
Na abertura, a Orquestra Jovem de Ilha Solteira deu um show, apresentando grandes sucessos de músicas internacionais e, como sempre, agradando o público presente, na sua maioria formado de professores e profissionais da área educacional.
Usando a palavra, na abertura, o prefeito Otávio Gomes, elogiou a iniciativa e citou a importância da Semana da Educação para motivar e aumentar os conhecimentos dos profissionais de ensino, do Município.
PALESTRAS
A Semana da Educação começou com duas excelentes palestras.
O primeiro palestrante foi Janderson Santos, que apresentou de modo brilhante, criativo e muito reflexivo o tema: “Profissão Professor”. Mostrou que o profissional da educação está com grande desafio e é preciso muito protagonismo para agir diante da adversidade.
Segundo ele, “só pensamento positivo não resolve, é preciso ação, enfrentamento do problema”. “Estamos deixando de ver as coisas com positividade”, finalizou Santos, encerrando uma palestra muito assertiva no trato da questão educacional.
A segunda palestra do dia, proferida por Erik Penna, foi muito dinâmica, e procurou mostrar estratégias para solucionar problemas e com muito entusiasmo trouxe como tema: “O dom de motivar e a arte de ensinar”.
“O importante é sentir! São os sentimentos que guardamos em nossa memória”, disse Penna, que trouxe várias outras frases de efeito para motivar o pessoal, além de interagir com o público de modo desafiador e explorar muitos recursos visuais, relacionados ao aprender.
Também fez referências aos “três is”: segundo ele “a aula tem que ser interessante, interativa e inesquecível”.
A escolha da temática mostra que há grande preocupação com as relações interpessoais no trato com aluno e na comunicação de modo geral e é um tema muito urgente no atual cenário da educação, no país.
“Somente com motivação e um olhar atento aos nossos alunos, conseguiremos vencer os maiores desafios hoje na educação, lidar com a inclusão, equidade e qualidade na educação”, disse Fernanda Momesso, Secretária Municipal de Educação e responsável pela temática escolhida para a Semana da Educação, em Ilha Solteira.
Chama no Whats