Secretaria de Educação e Cultura presenteia castilhenses com Festival de Inverno inédito
- 25 de agosto de 2022
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Castilho
- 0
Com uma ampla programação musical e muitas danças, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Castilho será responsável por um dos maiores atrativos das comemorações do 69º aniversário do município.
Marcado para os próximos dias 25 e 26 de agosto, o I FICA – Festival de Inverno de Castilho, reunirá no palco do CIEC alguns dos maiores nomes da música instrumental e também o renomado dançarino de músicas árabes “Tarik”, que representa o país em várias apresentações pelo mundo inteiro.
ATRAÇÕES ARTÍSTICAS
A programação musical do evento contará com a presença do Maestro Alexandre Soares, formado pela Universidade Metropolitana de Santos e que carrega em seu currículo o aprendizado com alguns dos maiores violonistas do Brasil, Croácia, Espanha e Argentina, por exemplo. Também possui vasta experiência em Regência e música de câmara, além de ser produtor musical e manter a única gravadora e distribuidora de fonogramas na região de Araçatuba.
Outro convidado é o professor Saulo Nardo Bertolino, que é Mestre em Educação pela Universidad Europeia Del Atlântico (España), Especialista em Educação Musical Novas Metodologias -USC- Bauru, Baterista e percussionista. Atualmente desenvolve o trabalho como Supervisor Educacional do Projeto Guri na região de Araçatuba e atua em projetos musicais como festivais, workshops, capacitações entre outros.
Ederson Veloso (ou Edy Brazuka, como é conhecido no cenário artístico), iniciou sua carreira musical com a famosa e respeitada Banda Marcial Cristo Redentor, de Três Lagoas/MS. De lá foi aprofundar seus estudos no conservatório “Dr. Carlos Campos”, em Tatuí. Em sua carreira, já atuou como músico percussionista na banda de Mariana Fagundes e também da dupla Pedro Henrique e Fernando, de São José do Rio Preto. Edy possui vasto conhecimento em ritmos latinos e brasileiros, além de ser produtor musical e especialista em Bandas Marciais.
O trompetista Wladimir Junior iniciou seus estudos aos 07 anos de idade na Escola de Artes “Jupyra Cunha Marcondes”. Participou de vários projetos musicais no Município de Pres. Prudente, como Banda Marcial, Banda Sinfônica, Orquestra Sinfônica e Quinteto de Metais. A partir de 1993, seu currículo lista uma série impressionante de participação em grandes Festivais de Inverno de cidades como Tatuí, Londrina, Campos do Jordão. Também participou de importantes concertos com Maestros e Concertistas de várias partes do mundo, como Charles Schlueter (1º Trompete Boston Simphonic) no Festival Internacional de Londrina deste ano. Tem em comum com outros músicos convidados por Castilho, a passagem por diferentes Polos do Projeto Guri e Bandas Marciais.
Murilo Possebom é mais conhecido pelo nome artístico “Tarik” e provavelmente é um dos maiores dançarinos brasileiros de Música Árabe Folclórica na atualidade, tendo representado o país em inúmeros Festivais pelo mundo. Ele também é ator profissional e coreógrafo com um currículo invejável que inclui várias peças e produções famosas, algumas das quais permaneceram anos em cartaz/turnê. Além das músicas árabes, seu currículo inclui especializações em Balé Clássico, Moderno e Contemporâneo, no Jazz, Flamenco, Sapateado e Dança de Salão. A dança já o levou a países como Chile, Peru, Argentina, Egito, Portugal, Espanha, Japão, Uruguai e Estados Unidos. O seu bom trabalho e estudos baseiam-se no aprofundamento das coreografias e técnicas do renomado estudioso e coreógrafo egípcio Mahmoud Reda.
Para o pequeno concerto que terá início às 19h do dia 25, os músicos e dançarino convidados pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto receberam a proposta de apresentar o resultado das oficinas que serão ministradas por eles durante as manhãs e tardes dos dois dias de eventos (confira a programação completa nas imagens que acompanham essa reportagem). Assim, os alunos e professores executarão peças de estilos e períodos diferentes, em várias formações. O mesmo acontecerá com Tarik, que brindará a plateia com um show exclusivo. Também será apresentado uma pequena pílula de violão solo, onde na ocasião o formador Alexandre Soares apresentará 3 peças solo que são referenciais para o estudo do instrumento, de compositores como Dilermando Reis, F. Tárrega e H. Villa Lobos. Ederson Veloso incluirá em seu repertório de percussão composições como Groove wronzi SNARE drums e Basses away SNARE drums. Já o professor de metais – Wladimir Jr, apresentará no palco suas performances para Concert Study, de Alexander Goedicke, e Intrada, de Otto Ketting. Tarik promete um show à parte, levando ao palco do CIEC onde a leitura e a tradução teatral, inerentes de sua personalidade se tornarão ainda mais visíveis, o revelando como fonte de estudo, experiência e inspiração para as novas gerações.
TALENTOS LOCAIS
Para encerrar o 1º FICA, a programação noturna de sexta-feira está repleta de apresentações dos artistas locais que fazem parte das Oficinas Culturais mantidas pela Prefeitura de Castilho. De acordo com a secretária Silvânia Cintra, o palco será ocupado pela BAMAC – Banda Marcial de Castilho, pela Orquestra de Violeiros, pelo grupo de Catira “Pé na Tábua”, e por uma série de danças produzidas pela professora Denizy Barsante e suas alunas.
“Neste espetáculo, os nossos alunos tentarão transmitir à plateia alguns dos aprendizados que obtiveram nos dois dias de cursos que tiveram com nossos cinco ilustres professores de dança e música. É um evento para todas as idades e para todas as famílias castilhenses”, anunciou Silvânia.
WORKSHOPS
Voltados aos dançarinos e músicos dedicados a instrumentos de cordas dedilhadas, sopro e percussionistas, o 1º FICA – FESTIVAL DE INVERNO DE CASTILHO, reservará duas manhãs e tardes inteiras de oficinas com os mesmos artistas que durante a noite de quinta-feira (25), irão se apresentar à população castilhense no palco do CIEC.
Em média, cada módulo dos Workshops atenderá 30 alunos. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura é que mais de 400 castilhenses sejam certificados após a participação nestas oficinas totalmente gratuitas. As opções de cursos e horários estão nas imagens que acompanham esta reportagem, e os interessados podem se inscrever pelo formulário online disponível no endereço: https://forms.gle/GsqGAEkJzfhUoK3H6. Outra opção é o aluno ir até o setor de Cultura do CIEC e realizar sua inscrição pessoalmente. MAS ATENÇÃO: SEJA RÁPIDO, POIS AS VAGAS SÃO LIMITADAS!