Programação Cultural e Esportiva mobilizou Castilho e região em semana riquíssima em atrações
- 30 de agosto de 2022
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Castilho
- 0
Assessoria de Comunicação
Uma semana repleta de atividades culturais e esportivas mobilizou praticamente todos os castilhenses e atraiu visitantes de várias cidades da região na reta final das celebrações do 69º aniversário do Município. A maratona teve início na noite de quarta-feira passada (24), com a Companhia de Reis “Família de Belém” prestando sua homenagem tanto a Castilho quanto ao Dia Nacional do Folclore.
Em sua homenagem mista, o grupo deixou o letreiro Eu Amo Castilho, seguindo pelo centro da Praça Matriz até o Cruzeiro da Igreja “São José”, onde receberam as bençãos antes de seguir para a apresentação final no Paço Municipal. Como sempre, todo o trajeto foi acompanhado de perto por centenas de pessoas e autoridades, como o Prefeito Paulo Boaventura e sua esposa Edileuza, a secretária de Educação, Cultura e Desporto – Silvânia Cintra, e a gestora de Turismo – Wânia Simões, além do presidente do COMTUR – Miguel Luques.
Apenas quatro dias depois, os cerca de 50 foliões que integram o grupo deixaram Castilho para participarem de mais um intercâmbio cultural, desta vez com autoridades, devotos e foliões do município de Parisi/SP, onde aconteceu o 28º Encontro de Bandeiras, reunindo companhias de várias partes do país.
FICA 2022
Realizado em 25 e 26 de agosto, a primeira edição do Festival de Inverno de Castilho mostrou que veio realmente para FICAR. Foram dois dias inteiros dedicados ao aprimoramento de técnicas musicais e de dança, com cinco profissionais de altíssimo nível técnico convidados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto para compartilharem seus conhecimentos com mais de 300 alunos de Castilho e região.
Toda a programação foi dividida em quatro etapas, sendo as manhãs e tardes dos dois dias, dedicadas exclusivamente ao aprendizado nas áreas de expressão corporal, cordas dedilhadas, percussões popular e marcial e sopros (metais). Já as noites reservaram ao público em geral um cardápio cultural riquíssimo e jamais visto em qualquer outro evento local.
Na quinta, a “Noite das Estrelas” combinou apresentações solos, participações especiais e composições de grupos musicais de professores e alunos, resultantes do primeiro dia de aulas. Nas palavras do Trompetista e Maestro Regente Wladimir Júnior, “O 1º FICA superou todas as expectativas, com uma Administração voltada ao fazer cultural, com excelente estrutura, organização e escolha dos artistas participantes”. Ele, que é de Presidente Prudente, chegou a comparar a 1ª edição do Festival castilhense com o de sua cidade, completando que Castilho tem tudo para se transformar numa referência estadual e nacional deste evento tão bonito.
Na sexta-feira foi a vez dos alunos castilhenses ficarem sob os holofotes e mostrarem ao público um pouco do que puderam aprender nos dois dias de cursos. E surpreenderam! As novas evoluções da BAMAC sobretudo na percussão e sopro, arrepiaram a plateia e arrancaram vários aplausos. A Orquestra de Violeiros e o grupo de Catira “Pé na Tábua” que já estão entre os melhores de todo o Estado, conseguiram embalar o público com ainda mais entusiasmo nas três peças executadas, além das canjas na passagem de som.
A professora Denizy Barsante e suas alunas de dança emocionaram autoridades e cidadãos com um espetáculo de aproximadamente 20 minutos totalmente coreografado durante as aulas de Expressão Corporal ministradas pelo ator e dançarino Tarik na tarde de quinta-feira. As apresentações musicais também foram acompanhadas pelo Percussionista Edy Brazuka e pelo Trompetista Wladimir Júnior, que permaneceram em Castilho em todos os momentos dos dois dias do Festival.
Em breves palavras, o Prefeito Paulo Boaventura agradeceu toda a dedicação da equipe organizadora do evento, dos professores convidados e principalmente dos alunos, dizendo-se satisfeito por receber tantos elogios de outros prefeitos que tiveram a oportunidade de receber alguns de nossos músicos em seus municípios.
Em reconhecimento a toda a dedicação e evolução cultural testemunhada pelos castilhenses desde o término do isolamento social imposto pela pandemia, Paulinho anunciou a compra iminente de um ônibus moderno e confortável que será dedicado exclusivamente às apresentações externas de nossos grupos formados pelas Oficinas Culturais e Projeto Guri.
CORRIDA CASTILHO – CIDADE ACOLHEDORA
O dinamismo e dedicação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Castilho também proporcionou dois dias de grandes atividades esportivas que reuniram atletas de toda a região. No sábado, dia 27, a Praça Matriz recebeu nada menos que 80 competidores da 1ª Corrida “Castilho – Cidade Acolhedora”.
Além deles, outros 20 atletas participaram de uma animada Caminhada simultânea ao evento principal. Com a dupla finalidade de incentivar a prática esportiva e melhoria da saúde, estes dois atrativos também tiveram cunho social, resultando na arrecadação de 460 kg de arroz que foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade e ajudarão a saciar a fome de famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. Bem organizada e com ampla cobertura da imprensa local e regional, a corrida também revelou algumas curiosidades interessantes.
Por exemplo, Três Lagoas/MS foi a cidade com o maior número de competidores inscritos (50% deles). Dentre estes atletas, destaque para um senhor de 85 anos que esbanjou vitalidade e recebeu do próprio prefeito Paulo Boaventura uma medalha especial por sua participação no evento. Outro destaque foi a parceria firmada entre o setor de Esportes de Castilho e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que marcou forte presença no evento, ajudando tanto na organização, sendo representada nas provas e também expondo alguns de seus armamentos mais modernos.
FESTIVAL DE MALHA
E para finalizar esta maratona cultural e esportiva, a Cancha de Malha “Osvaldo José Correia”, localizada ao lado do Clube da Melhor Idade, recepcionou nada menos que 14 equipes de nove cidades da região que vieram exclusivamente para saudar Castilho pela passagem de mais um aniversário. O batalhão composto por 80 atletas agitou todo o domingo dos castilhenses, em disputas acirradas que terminaram com o título conquistado pelo elenco de Guaraçaí. Mirandópolis e Castilho foram, respectivamente, a segunda e terceira colocadas na disputa deste primeiro Festival Municipal de Malha.
O prefeito Paulo Boaventura e sua esposa Edileuza, que acompanharam a disputa, destacaram a importância deste evento para dar maior visibilidade à modalidade esportiva que, felizmente, tem atraído cada vez mais jogadores, principalmente jovens, que já ajudam Castilho a manter sua posição regional como uma das equipes mais bem sucedidas do Estado.
A secretária da Pasta, Silvânia Cintra, antecipou que o Setor de Esportes iniciará agora uma segunda etapa no processo de divulgação da Malha como atrativo para todas as idades. Segundo ela, os assessores Sylvinho e Cícero manterão contato com os professores de Educação Física das escolas de Ensino Médio do município, para incentivá-los na introdução escolar deste esporte. A ideia é que eles possam visitar pessoalmente a Cancha de Malha para conhecer de perto as regras e sistemas de disputa deste esporte, além de participarem de treinamentos junto a atletas desta modalidade no Município.
PRÓXIMOS EVENTOS
Embora os festejos oficiais programados para celebrar o 69º aniversário de Castilho tenham terminado, isso não significa que outros atrativos não estejam em pleno desenvolvimento pela equipe de Governo Municipal. As próximas duas grandes mobilizações estão marcadas para os dias 03 e 04 de Setembro. No sábado, o bairro Laranjeiras receberá mais uma iniciativa inédita da Prefeitura de Castilho, que está finalizando os ajustes finais para proporcionar uma manhã inteira repleta de atividades esportivas, brincadeiras de rua, informações sobre serviços de Saúde, Assistência e Promoção Social, atrativos culturais, exposições e parceiros da iniciativa privada que prestarão serviços gratuitos à comunidade. Todos os detalhes sobre este evento começarão a ser divulgados nos próximos dias.
E no domingo, a Cancha de Bocha “Geraldo Rigon” (ao lado do Estádio Municipal) receberá atletas de toda a região para mais um tradicional Torneio da modalidade.
ASSISTA ALGUNS DESTES EVENTOS MEMORÁVEIS
Você que não pode prestigiar nenhum destes eventos realizados na semana, pode assistir vários registros realizados por nossa Assessoria acessando o canal da Prefeitura de Castilho no Youtube e pesquisando nos vídeos avulsos ou nas playlists específicas: https://www.youtube.com/channel/UCMibC4POVeRkJiXAozngsxw.
Ah, e não deixe de se inscrever no Canal, ativar o sininho para receber notificações de postagens futuras, deixar seu “joinha” e comentários nos vídeos que mais curtir e compartilhar com seus amigos e familiares.