CASTILHO – Um dia para ficar marcado na história de Castilho. Na manhã desta terça-feira,29 d enovembro, o prefeito Paulo Duarte Boaventura descerrou a placa de inauguração da Base Comunitária do Corpo de Bombeiros. O que era apenas sonho para a maioria dos castilhenses, agora é realidade.
“Logo no primeiro dia que tomei posse, no dia 1ª de janeiro de 2021, fomos surpreendidos por uma casa em chamas naquela madrugada. Ali já percebi a nossa grande necessidade em ter uma equipe do Bombeiro mais próxima da gente. Nossa Brigada Municipal estava com situação precária e desde então batalhei para que hoje pudéssemos estar aqui inaugurando esta base”, destacou o prefeito em sua fala.
A grande extensão territorial de Castilho – uma das maiores da região noroeste, bem como seus 13 assentamentos rurais foram outros motivos que Paulo Boaventura alegou para reivindicar junto ao Governo do Estado essa parceria.
Para o prefeito, ter uma Base do Corpo de Bombeiro em Castilho traz mais segurança aos castilhenses e vai encurtar ainda mais o tempo de deslocamento até a ocorrência. “São mais vidas sendo salvas em menor espaço de tempo possível”, deduz o prefeito.
Neste convênio a prefeitura cedeu o prédio para instalação da Base e dará todo suporte de manutenção aos veículos. O Governo do Estado destinou viaturas e um Policial Bombeiro, no caso o cabo Rufino, que ficará responsável junto a equipe de 10 brigadistas municipais.
O ato solene teve a participação de comandantes de diversos grupamentos de Bombeiros do Estado de São Paulo, como o Tenente Coronel Nilton Cesar Pereira, comandante do Interior 2 (Bauru), Tenente Coronel Willian Martins Vitorino (14º Grupamento de Bombeiros-Presidente Prudente), Tenente Coronel Edmilson Santana Branco (13º Grupamento Bombeiros- São José Rio Preto), Tenente Coronel Marcelo Alves dos Santos (10º Grupamento Bombeiros- Marília), Major PM Orival Santana Júnior, comandante interino 20º Grupamento – Araçatuba, capitão PM Valdomiro (comandante 1ª CIA do 28 BPM/I Andradina), sargento Anderson Estigarríbia (comandante do Pelotão de Castilho), entre outros.
O presidente da Câmara, Ailton Pereira, também esteve presente com os vereadores Chicão, Itamar, Albecyr e Sam Borges. A BAMAC (Banda Marcial de Castilho), foi convidada para se apresentar ao término da inauguração.