Ao assumir a administração de Castilho, em 2021, uma das principais queixas ouvidas pelo prefeito Paulo Boaventura, por parte da população, era sobre a situação precária dos banheiros da Praça da Matriz. Os locais, que não recebiam reparos durante muito tempo, estavam tomados de infiltração, sujeira, escuridão, pichação, além de vasos, divisórias e mictórios destruídos. Bastante preocupado com o transtorno enfrentado pelos moradores, Paulinho encaminhou à Câmara um Projeto de Lei que dizia respeito à reforma do espaço. Depois de aprovado, as obras tiveram início em agosto deste ano, com um investimento de R$ 169.794,88 de recursos próprios. Nesta quarta-feira (28), o prefeito vistoriou os sanitários e deu detalhes do andamento das adequações.
Acompanhado do engenheiro civil Wilian Calestini e do assessor da Secretaria de Obras e Logradouros, Dalvo Rodrigues, Paulinho considerou que os banheiros fazem parte de um monumento da cidade, já que a estrutura carrega uma cascata, que embeleza a Praça. ‘’Reconhecemos que é muito louvável essa construção do gestor da época e devemos, é claro, manter aquilo que é bom, porém é preciso manutenção e existem custos. Esses sanitários, durante muito tempo, necessitavam de uma reforma bastante profunda por conta de graves contratempos estruturais; problemas crônicos que precisavam ser solucionados’’, considerou o prefeito.
Boaventura elencou que, assim como em todas as reformas de sua administração, a equipe de especialistas do Departamento de Obras e Logradouros realizou um longo e detalhado estudo do que os banheiros necessitavam, levantando, também, custos de materiais e serviços. Após toda essa pesquisa minuciosa, o Projeto de Lei então foi enviado à Câmara. ‘’Não é o prefeito quem determina o valor de uma obra; que isso fique claro para a população. Existe toda uma análise de nossos profissionais de engenharia, sempre com base em tabelas técnicas. O Wilian Calestine, por exemplo, tem mais de 20 anos de experiência nesse ramo’’, explicou Paulo, agradecendo os vereadores que foram favoráveis à Propositura.
De acordo com a empreiteira responsável pela reforma, a previsão é que o trabalho seja concluído dentro de 30 dias. O prefeito também frisou que foi aproveitada somente a ‘base’ dos banheiros, já que todos os materiais foram trocados. Na adequação, para pôr um fim de vez nas infiltrações, a construtora contratada utilizou o melhor impermeabilizante do mercado, além de manta asfáltica e verniz antipichação. Também foram garantidos sanitários com acessibilidade.
Desde o primeiro dia frente à prefeitura, Paulinho tem colocado em prática diversos projetos para a preservação dos pontos turísticos de Castilho, tendo em vista que muitos prédios públicos foram encontrados sucateados e necessitando de reforma com urgência.
‘’Nossa Praça é um de nossos maiores patrimônios; local em que as famílias se encontram e recebemos visitantes. Oferecer banheiro com conforto é oferecer dignidade aos moradores; a população merece qualidade em todos os serviços. Contamos com a ajuda de todos para que esse espaço se mantenha preservado’’, encerrou o prefeito.
Lucas Gustavo
Chama no Whats