Entenda a importância de pagar a conta de água no prazo certo
- 29 de abril de 2023
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Sem categoria
- 0
Águas Andradina e Águas Castilho explicam como é formada a tarifa, o cálculo da conta e divulga facilidades para quitação de dívidas e pagamentos
Se a água é um bem comum e está disponível na natureza, por que eu tenho que pagar por ela? Muita gente faz essa pergunta, porém a resposta é prática e simples: a água não é vendida e sim os serviços de captação, distribuição e tratamento da água, bem como, a coleta, tratamento e afastamento do esgoto.
Em Andradina e Castilho, esse trabalho é executado pela Águas Andradina e Águas Castilho, empresas do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, para que a população possa contar com água potável na torneira e esgoto tratado, garantindo qualidade de vida para os moradores e preservação do meio ambiente.
Mas como é feita esta cobrança?
Primeiro, é preciso compreender que existe uma cobrança a ser paga para utilização de qualquer serviço. Existem leis federais, como a Lei das Águas, que estabelecem que essa atividade seja mantida pela arrecadação de tarifas.
O valor final da tarifa, nesses municípios, é composto por itens como:
● energia elétrica;
● custos de insumos (cloro, flúor) necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto;
● compra e manutenção de peças;
● salários da mão de obra, combustível;
● investimentos na ampliação das redes e aplicação de tecnologia;
● custo de manutenção das redes pela cidade.
● equipamentos de segurança individuais, etc.
De que forma é calculado o valor da conta que chega para o cliente?
Todos os meses, os leituristas passam nos imóveis de todos os bairros e distritos das cidades para calcular o consumo. Esta conta é medida e cobrada pela quantidade de metros cúbicos que a família consome no período de um mês.
Uma regra vale para todos: quem consome mais, paga mais, é como se fosse a energia, quanto mais luzes acesas mais alta será sua fatura.
Como é possível pagar as contas com facilidade?
Muitos clientes de Andradina e de Castilho escolhem a modalidade de débito automático para organizar as finanças, evitando esquecimento e atrasos. Em Andradina, é possível optar por esta modalidade os clientes dos bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicredi. E em Castilho, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Banco do Brasil. Qualquer dúvida, você pode consultar seu gerente.
Outra opção para ajudar a manter as contas em dia de um jeito mais prático e rápido, é a plataforma digital Digi Iguá que pode ser acessada pelo endereço www.digiigua.com.br ou baixando o aplicativo no seu celular. Para usar, basta informar o CPF do titular e a matrícula do imóvel para ter acesso, mas é preciso estar com os dados cadastrais atualizados na concessionária. Esta ferramenta possibilita também a emissão da segunda via da conta e a cópia do código de barras.
Para quem gosta de fazer os pagamentos via cartão de crédito, a Águas Andradina e a Águas Castilho também têm essa opção, principalmente para quem quiser quitar dívidas, evitando cortes no fornecimento de água. É possível parcelar, nas lojas de atendimento, em até 12x sem juros (sendo parcelas mínimas de R$ 20), podendo ser através da plataforma Digi Iguá (Site e Aplicativo) e também em nas lojas de atendimento.
O PIX é rápido, prático e seguro e tem sido cada vez mais usado no Brasil. É ideal para fazer pagamentos instantâneos. É só ler o QR Code em sua fatura e pagar a conta ou pela plataforma Digi Iguá (Site e Aplicativo).
Também é possível pagar as contas mensalmente em estabelecimentos comerciais. Confira os endereços nesses links https://igua.com.br/andradina/informacoes-para-voce e htt…