GUARAÇAÍ – Na tarde da última terça-feira,27, a Secretaria de Assistência Social de Guaraçaí realizou na Câmara de Vereadores a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social tendo como tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O destaque do evento foi a efetiva participação de praticamente todas entidades sociais e clubes de serviços que há na cidade.
O prefeito Airton Gomes participou juntamente com a primeira dama Maria Inez. No uso da palavra parabenizou a secretária Lia Bernini e a presidente do CMAS, Márcia Flausino, pela organização da conferência que teve grande adesão da comunidade.
Também esteve presente o presidente da Câmara, professor Francisco – que compôs a Mesa das autoridades e se colocou a disposição para contribuir no que for necessário. Além dele, os vereadores Osmar (Báh), Patrícia e Fernando. Entre os secretários municipais também participaram Joel Mota (Educação), e Helena Maria (Cultura e Turismo).
A conferência tem por objetivo a avaliação da política da Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.
De acordo com o conferencista Fernando Magno, as conferências têm caráter deliberativo. Isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira, cabendo aos conselhos estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.
Para melhor participação de todos, o conferencista dividiu os participantes em cinco grupos para que cada um discutisse e apresentasse propostas relacionadas aos cinco eixos: 1 FINANCIAMENTO; 2 CONTROLE SOCIAL; 3 ARTICULAÇÃO ENTRE SEGMENTOS; 4 SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS e eixo 5 BENEFÍCIO E TRANSFERÊNCIA DE RENDA.
Ao término dos trabalhos em grupo, as principais propostas foram apresentadas e votadas em plenário. Também foram eleitos os delegados (titular e suplente), para representar Guaraçaí na Conferência Estadual, ficando Márcia Maria da Silva Flausino como titular e Rafaela de Jesus Domingos, suplente.
Chama no Whats