
Governo aprova criação de Ciclovia Turística em Itapura
- 25 de dezembro de 2023
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Itapura
- 0
Projeto foi o 7º melhor dentre todos os 289 aprovados pelo Governo Paulista, e impactará positivamente mais de 23 quadras da principal rota turística urbana de Itapura
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo (SJC) listou o Município de Interesse Turístico de Itapura entre os 289 projetos aprovados em todo o território paulista para receber recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).
A verba pleiteada pelo prefeito Fábio Dourado desde o início de 2021, foi conquistada com glória, já que Itapura ficou com o 7° lugar na lista com a aprovação do projeto “Implantação de ciclovia com percurso turístico entre o Palácio do Imperador e Praia do Rio Tietê”.
Além dos 289 projetos aprovados, 21 foram rejeitados e outros 146 foram inabilitados na fase de análise técnica.
Em Nota Oficial divulgada esta semana, o prefeito Fábio Dourado disse que aguarda apenas a convocação da SJC para assinatura dos convênios, o que deverá ocorrer logo no início de janeiro de 2024.
DETALHES SOBRE O PROJETO
A reportagem do JPN – Jornal Portal de Notícias, obteve informações prévias exclusivas sobre o mais novo empreendimento turístico capitaneado pelo prefeito Fábio Dourado. A planta completa da futura ciclovia é dividida em 04 etapas.
A primeira delas começa no cruzamento da Avenida Princesa Isabel com a Avenida Marechal Artur Costa e Silva, que é o eixo central da cidade. Este trajeto da Princesa Isabel segue até a Praia “Yoshiaki Ano”, mas quem desejar, pode virar um pouco antes, seguindo à direita no cruzamento com a Avenida João Soares, que levará os ciclistas diretamente às portas do Palácio do Imperador. Na esquina anterior ao Palácio, outra opção é seguir pela Avenida Dom Pedro II, até atingir o ponto inicial do percurso, que é a Avenida Marechal Artur Costa e Silva.
Todo esse trajeto interligará a principal rota turística urbana itapurense, impactando positivamente cerca de 23 quadras com lotes urbanos, comerciais e áreas públicas e turísticas.
Outro detalhe importante do projeto serão os canteiros centrais que receberão um belíssimo trabalho de paisagismo além da iluminação especial que tornará os passeios noturnos ainda mais atrativos. O projeto aprovado pelo Governo Paulista também inclui a construção de lombofaixas e faixas de pedestres em todos os trajetos.
Chama atenção uma outra preocupação do prefeito Fábio Dourado que deseja priorizar o conhecimento histórico sobre o município. Para isso, pontos específicos dos trajetos ganharão totens metálicos relatando detalhes sobre alguns dos fatos mais importantes da história itapurense ao longo dos anos, incluindo a importância de seu monumento mais imponente e importante, que é o Palácio do Imperador.
Os demais detalhes sobre o projeto concebido pela Arquiteta Renata Kintschner Lopes serão divulgados em breve pela Prefeitura, que aguarda apenas o recebimento da verba para iniciar o processo licitatório.
NO CAMINHO CERTO
“Nossa gestão de projetos está de parabéns! A cidade vem vivenciando uma ascensão de políticas públicas bem-sucedidas, todas atendendo às necessidades e expectativas da população”, celebrou o prefeito Fábio Dourado.
Com este novo anúncio, Itapura consolida sua posição como um dos mais novos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo a promover profundas melhorias na quantidade e qualidade de seus atrativos turísticos.
Todo o processo começou antes mesmo de 2021, quando Fábio Dourado investiu pesado na captação de recursos para pavimentar, recuperar e ampliar toda a infraestrutura de trânsito urbano. Logo em seguida, os recursos tão almejados para revitalizar o ‘Palácio do Imperador’ foram liberados e as obras se encontram em estado avançado.
Mais recentemente, o prefeito intensificou a injeção de recursos financeiros para tornar a praia municipal “Yoshiaki Ano” ainda mais atrativa para cidadãos e visitantes, promovendo ampla revitalização que incluiu a substituição de toneladas de areia e a construção de um calçadão que segue até os quiosques municipais.
A nova ciclovia completa este aparato, tornando o passeio pela orla do rio ainda mais agradável e convidativo para a prática de saúde preventiva, além dos passeios contemplativos das belezas naturais do município.
REDAÇAO JPN