13 anos: Águas Castilho celebra avanços nos serviços de água e esgoto e colaboração para o desenvolvimento do município
- 25 de janeiro de 2024
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em Castilho
- 0
No aniversário de concessão, empresa destaca suas principais realizações com investimentos em tecnologia e inovação, sempre com um olhar voltado às necessidades dos clientes
A Águas de Castilho, empresa do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, é composta por uma equipe, que trabalha desde 2011, com foco na saúde e no bem-estar dos 20 mil moradores de Castilho e no desenvolvimento do município.
Nesta reportagem, a empresa destaca as principais realizações para comemorar o aniversário de 13 anos da concessão. Confira:
Água de qualidade – FOTOS DE RESERVATÓRIOS E UMA CRIANÇA BEBENDO ÁGUA
Em Castilho, a busca pelo acesso à água potável e ao saneamento básico ganha destaque, afirmado como um direito humano essencial, fundamental e universal, indispensável à vida com dignidade, conforme reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas). Na cidade, a população desfruta de água tratada, com a medida adequada de cloro e flúor, diretamente da torneira, seguindo rigorosamente as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Para isso, a Águas Castilho construiu novos poços, reservatórios passaram por modernizações, redes de distribuição foram ampliadas e tecnologias de inovação foram aplicadas. Hoje, 100% dos sistemas de água são automatizados por meio da Telemetria – uma tecnologia que permite a medição, comunicação, transmissão e armazenamento de dados por meio de dispositivos sem fio, como ondas de rádio, e painéis, unindo desta forma o mundo físico com o digital.
O que isso significa? “Mais eficiência e agilidade já que qualquer anormalidade pode ser vista imediatamente no CCO, nosso Centro de Controle Operacional, agilizando a correção de possíveis falhas nesses sistemas, diminuindo de forma significativa a necessidade de desabastecimentos durante as manutenções”, explica o gerente operacional da concessionária, Matheus Felipe Silva.
Outra novidade implantada recentemente é a instalação de um aparelho chamado booster no sistema Laranjeiras, garantindo mais regularidade e pressão no abastecimento de água para moradores dessa localidade e do bairro Castilho F.
Combate a perdas
A Águas Castilho realiza um trabalho contínuo de redução de perdas. A cidade tem um dos menores índices de perda de água do Brasil com uma média de 14%, muito menor do que a média nacional – 40%.
Esses excelentes indicadores são frutos de constantes investimentos e atuação de uma equipe técnica especializada. “A eficiência na gestão dos recursos hídricos é um dos pilares das ações de sustentabilidade e o resultado disso são esses indicadores. Com uma equipe técnica especializada e constantes investimentos, conseguimos atingir essa média de perdas, um verdadeiro orgulho para nossa equipe oferecer esses resultados satisfatórios”, complementa Bizelli.
De acordo com a mais recente edição do estudo: “PERDAS DE ÁGUA 2023 (SNIS 2021): DESAFIOS PARA DISPONIBILIDADE HÍDRICA E AVANÇO DA EFICIÊNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL”, o volume total de água perdida em 2021 (cerca de 7,3 bilhões de m³) equivale a quase oito mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente ou mais de sete vezes (7,4) o volume do Sistema Cantareira – o maior conjunto de reservatórios do Estado de São Paulo.
Melhorias em tratamento de esgoto
Esgoto tratado é sinônimo de saúde para a população, de preservação para o meio ambiente e de reflexos positivos de desenvolvimento econômico para o município. Em Castilho, 100% do esgoto é tratado, sendo destaque no cenário nacional. Segundo dados da 15ª edição do Ranking do Saneamento, que traz a realidade do setor de saneamento das 100 maiores cidades brasileiras, realizado pelo Instituto Trata Brasil, apenas 63,3% do esgoto é tratado e somente sete municípios apresentaram valor máximo (100%) de tratamento de esgoto.
Um dos destaques da Águas Castilho nessa área é a implantação de um sistema moderno na ETE bairro 17. Trata-se de uma boia ultrassônica que emite ondas dentro da água, impedindo o desenvolvimento de algas além do necessário, mantendo o equilíbrio do sistema e a eficiência de tratamento. Devido ao sucesso dessa iniciativa, ainda este ano essa mesma tecnologia será implantada na ETE Laranjeiras e até o final de 2024 100% dos sistemas de esgoto de Castilho também estarão conectados ao Centro de Controle Operacional.
Visão ampla
De acordo com o diretor geral da Águas Castilho, Luís Guilherme Bizelli, todos esses esforços refletem no aumento da qualidade de vida de quem mora na cidade. “Esse cuidado com o saneamento é essencial para o aumento da produtividade nas empresas locais, melhora do índice de educação nas escolas, valorização do setor imobiliário local e, principalmente, corrobora para a preservação dos recursos naturais”, define.
A atuação da empresa vai além do saneamento com iniciativas da área de Responsabilidade Social realizadas nas escolas e espaços públicos, além de abrir as portas para visitas nas instalações.
Saiba mais sobre a Águas Castilho no site www.igua.com.br/aguascastilho.