O evento terá início às 08h00 da próxima terça-feira, dia 02 de Abril – data em que o mundo inteiro se dedica a ações de conscientização sobre o Autismo. De acordo com a programação castilhense, os participantes se reunirão defronte ao supermercado Redepas, de onde seguirão pela rua Osório Junqueira em direção à Praça Matriz, onde a passeata termina com outras atividades relacionadas à data.
Na rede municipal de ensino, a diversidade é tema abordado durante todo o ano letivo, com ações pontuais que incentivam o respeito às diferenças:
“O projeto ‘Diversidade’ desenvolve estudos sobre racismo (contra negros, indígenas, ou outras etnias), homofobia, violência contra a mulher, bullying, intolerância religiosa, estatuto de deficiente e transtornos cognitivos, abordando os assuntos com as crianças de forma correta e direcionada para cada faixa etária”, explica Marcela Balane, que é a Coordenadora de Educação Especial na rede municipal de ensino.
Foi dentro desta proposta que as escolas municipais abordaram dois grandes temas neste mês de março: o Bullying e a síndrome de Down. Juntos, estes dois temas foram trabalhados com cerca de 2.300 estudantes.
“Neste Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, vamos reafirmar o compromisso do Governo Municipal com um mundo mais inclusivo, equitativo e sustentável para pessoas com TEA”, afirmou a secretária de Educação, Silvânia Cintra. Segundo ela, o assunto será aprofundado dentro das salas de aula entre os dias 02 e 12 de abril, quando uma série de ações serão realizadas nas escolas abordando o tema “Não sou especial e nem diferente. Sou Humano!”
A participação dos cidadãos na passeata é livre e assim como as crianças, os interessados podem levar faixas, cartazes e utilizar camisetas azuis para simbolizar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.
Chama no Whats