O prefeito de Ilha Solteira, e também presidente da AMUSUH, Otávio Gomes, está em Brasília participando de uma grande mobilização de prefeitos de vários Estados do país.
Já participou de Audiências Públicas, da instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios e de vários encontros com Senadores e Ministros.
Segundo Otávio Gomes, o objetivo desta mobilização nacional é buscar apoio para a aprovação da PL 2918/2021, que visa corrigir os valores da importante receita da compensação financeira (CFURH) pelas áreas alagadas. “Os municípios já perderam muito nos últimos anos. Nossos trabalhos aqui em Brasília são intensos e já participamos de várias frentes. Vamos completar quase três anos nesta luta para a aprovação do projeto de lei que pode mudar os rumos e o futuro de todos os municípios sede de usinas e alagados, como é o caso de Ilha Solteira”, disse Gomes.
A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) é uma entidade municipalista, fundada por prefeitos, em 1993, para zelar pelos legítimos interesses dos 743 municípios brasileiros que contam com empreendimentos hidroelétricos e alagados. Juntos, esses municípios são responsáveis por mais de 60% da energia elétrica gerada no Brasil e estão localizados em 21 Estados da Federação. Além disso, somam 41 mil km² de área alagada, onde residem mais de 43 milhões de pessoas, o que mostra a grande representatividade e importância da AMUSUH em âmbito nacional.