Castilho anuncia novas regras de funcionamento dos serviços de Saúde
- 21 de março de 2020
- comments
- Jornal Portal de Notícias
- Postado em CastilhoCombate ao COVID-19DestaquesSaude e Bem Estar
- 0
Medidas afetam todas as áreas, reduz atendimento em vários setores e mobiliza o funcionalismo. Secretária de Saúde desmentiu Fake News e reforçou pedido para que ‘deixem de criar pânico com mentiras’
A prefeita castilhense Fátima Nascimento recebeu a imprensa regional neste sábado (21) para anunciar as mais recentes medidas adotadas pelo município no combate ao coronavírus. O destaque na pauta foram as ações adotadas principalmente na área de Saúde Pública – considerada a linha de frente nesta luta e, também, um dos pontos de disseminação de vírus mais provável se houver aglomeração desnecessária de público.
“É exatamente para evitar qualquer tipo de aglomeração que estamos adotando estas medidas que também estão sendo anunciadas pelas demais cidades vizinhas. Neste momento, pedimos que não haja pânico e que os moradores só procurem o CIS, Hospital e demais serviços de Saúde se estiverem realmente necessitando de Atendimento médico de urgência e emergência”, explicou Janini Nascimento, Secretária Municipal de Saúde, antes da prefeita antecipar as medidas.
FAKE NEWS
Janini também reafirmou categoricamente que o município não registrou nenhum caso suspeito de coronavírus, tranquilizando a população em relação a boatos espalhados desde ontem sobre uma possível contaminação de uma empresária local.
“A notícia é enganosa! Precisamos que as pessoas parem de espalhar boatos deste tipo. Eles só causam pânico e contribuem para que as notícias verdadeiras caiam no descrédito. Todas as Secretarias e Departamentos de Saúde são OBRIGADAS a informar DIARIAMENTE à Promotoria de Justiça de Andradina sobre a existência de suspeitas, número de leitos e medidas adotadas pelo município. Não temos motivos para esconder nenhum caso suspeito caso ocorra. Portanto, antes de espalhar boatos sobre supostos casos, consulte uma fonte confiável!”, insistiu Janini.
NOVAS MEDIDAS:
Confira quais são as principais mudanças anunciadas hoje sobre o funcionamento dos serviços de Saúde castilhense neste período de intensa mobilização nacional contra a propagação do COVID-19:
- Comércio fechado exceto: farmácia, funerária, mercado e postos de combustível; Novo Decreto foi entregue a todo o comércio local na tarde de hoje, logo após a Coletiva de Imprensa. Propaganda Volante reforçando o pedido será divulgada ainda hoje (21);
- Repartições Públicas: únicas abertas serão o Fundo Social, Saúde e Departamento de Obras;
- Funcionamento do CIS: Atendimento será exclusivo para pacientes que necessitam passar pelo médico ou outros serviços de forma indispensável;
- Vacinação contra gripe: Idosos serão vacinados no Ambulatório Psicossocial. Haverá profissionais orientando os pacientes;
- Pacientes em estados gripais: atendimento individualizado.
- Farmácia do Alto Custo: entrega de medicamentos a cada 05 pacientes;
- Farmácia Municipal: Atendimento individual;
- Remédio de uso contínuo: Pacientes que fazem uso de medicação continuada e que retornam ao médico regularmente apenas para checagem e troca de receitas, NÃO PRECISARÃO MAIS PASSAR PELO MÉDICO DURANTE ESTA CRISE. Para retirar os remédios, bastará dirigir-se à Farmácia Municipal que a medicação será liberada pelos próprios farmacêuticos. Mas a medida é válida APENAS para medicamentos de uso continuado e ininterrupto!
ORIENTAÇÃO
Para orientar os pacientes que precisarem recorrer ao CIS e UBSs, a secretária de Saúde informou que funcionários foram designados para permanecerem na entrada do Centro Integrado de Saúde e das UBSs, para direcionar aqueles que chegam ou retornam para casa.
São eles que indicarão o local de atendimento de cada caso, especialmente a sala preparada especialmente para receber pacientes com sinais gripais. Além disso, haverá um enfermeiro fazendo a triagem dos pacientes que chegam tanto no CIS, quanto nas UBSs.
MOBILIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS
Agentes Comunitários estarão trabalhando em atendimento aos pacientes que necessitam de acompanhamento. Já as equipes de Agentes de Vetores e Zoonoses, estarão trabalhando na prevenção e orientação.
Sobre os horários de funcionamento dos serviços de Saúde descentralizados, Janini informou que apenas a UBS Alvorada terá o seu horário reduzido, e funcionará das 07h às 13h. Desde horário em diante, os profissionais de Saúde do Alvorada seguem para o CIS, onde reforçam o principal ponto de atendimento do município.
As demais (Laranjeiras, Jupiá e Alípio), continuam funcionando das 07h às 17h. Já no CIS, inicialmente o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira das 07h às 19h, sem intervalo para o almoço.
“Se houver necessidade, vamos ampliar este horário até as 21h, mas não acredito neste aumento repentino de fluxo. Ainda assim, estamos preparados para ele caso ocorra”, explicou a secretária.
O atendimento de Dentistas será somente para casos de urgência e emergência. Já nos serviços de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Nutricionista, por exemplo, serão mantidos apenas aqueles atendimentos que não podem ser suspensos em virtude da reabilitação.
As mudanças adotadas afetam também os agendamentos de consultas, exames e cirurgias para o AME de Andradina, que estão suspensos até novo informativo.